Agro Nacional, da TV Brasil, acompanha a produção sustentável de cacau

Divulgação

O cultivo sustentável de cacau é um dos temas do programa Agro Nacional deste domingo (2), às 9h, na TV Brasil. A produção apresentada por Jaqueline Silva destaca conteúdos relevantes para a vida no campo que envolvem a rotina no trabalho rural e os empreendimentos do agronegócio.

Um dos assuntos em pauta na edição inédita desta semana é o desenvolvimento tecnológico na avicultura. A atração da emissora pública ainda assinala iniciativas voltadas para a descarbonização, explica o propósito da programação fetal na pecuária e ressalta o emprego da energia solar no país.

Solidariedade à serviço do bem comum

Em Ilhéus, na Bahia, um projeto oferece assistência técnica aos produtores de cacau. Já são mais de 1.700 profissionais certificados por uma empresa de alimentos. O programa mostra que além das orientações sobre a prática, os interessados recebem um valor adicional pela produção sustentável.

A proposta é fomentar as cadeias de abastecimento e oferecer um modelo de atuação que associe a atividade rural à transformação da vida nas propriedades e de residentes no entorno com base em três pilares: social, ambiental e econômico. Esse tipo de mobilização faz diferença na lógica de cultivo.

O planejamento é compartilhar expertise para engajar o agricultor local. Com metas ousadas e busca por alcance em mais estados do país, o desafio do arranjo é influenciar positivamente o desenvolvimento das pessoas nas fazendas que atuam na área do cacau.

O compromisso envolve gestores e trabalhadores do setor. O projeto já mudou a realidade de muitos. Ao apresentar um novo cenário para o negócio, a iniciativa agrega valor à produção. As mudanças são nítidas e ampliam as perspectivas. A matéria traz, ainda, informações sobre a qualidade da colheita da safra do fruto.

Também no estado, uma matéria aborda o sistema de mata cabruca, um antigo método sustentável de plantio que ainda é utilizado no cultivo de cacau. O Agro Nacional revela como a solidariedade de um agricultor ajudou a recuperar a lavoura cacaueira na região na década de 1990.

A cooperação e a fraternidade também são diferenciais na história de uma família de avicultores em Santa Catarina. Com união, amor e muito trabalho, gerações de membros da família Forlin têm utilizado a evolução tecnológica na avicultura. Eles contam sobre o processo de automatização nas granjas.

Ações em prol do meio ambiente no trabalho rural

Processo de redução das emissões de carbono na atmosfera, a descarbonização contribui para a sustentabilidade da vida no planeta. O setor agro no Brasil tem investido em técnicas que ajudam a promover a descarbonização como o sistema de plantio direto e a rotação de culturas.

Outra reportagem esclarece o que é programação fetal na pecuária: cuidado na nutrição materna realizada na gestação dos bovinos. O programa trata de um estudo que buscou avaliar os efeitos da programação fetal no desenvolvimento dos animais desde a gestação até o abate.

O uso da energia solar para a geração de eletricidade é outra temática com profundos avanços. A utilização dos recursos naturais como fontes renováveis para produzir energia limpa traz benefícios para o meio ambiente. Também ajuda a diversificar a matriz elétrica no país.

A atração exibida pelo canal público mostra uma iniciativa relacionada ao emprego dessa fonte energética. É o caso de cidades no interior de São Paulo, região em que a energia de usinas fotovoltaicas e de sistemas de geração própria de energia elétrica abastece lojas e casas. Painéis solares são instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos para produzir a energia para o consumo desses imóveis.

No mesmo estado, em Amparo, o Agro Nacional visita uma granja para verificar a importância de oferecer a quantidade exata de água na nutrição das aves para uma boa produção. O programa ainda vai até a fazenda Traituba, em Cruzília, Minas Gerais. O local histórico é considerado berço do cavalo mangalarga marchador.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato