'Conversa com Bial' discute educação brasileira e políticas públicas a partir do 'Criança Esperança'

Divulgação Globo

O 'Conversa com Bial' de hoje, dia 09, traça um cenário sobre o Brasil atual principalmente sob a perspectiva da educação, trazendo a atuação do 'Criança Esperança', que há 37 anos é uma das maiores campanhas sociais do país, e que neste ano chega ancorada no conceito “Educação é a nossa esperança”. Para discorrer sobre o assunto participam Marlova Noleto, diretora da UNESCO no Brasil, e Preto Zezé, presidente nacional da CUFA – Central Única das Favelas -, um dos beneficiados por esta edição do CRIESP.
 
A UNESCO é parceira da Globo no ‘Criança Esperança’ desde 2004, e Marlova relembra a história da iniciativa, que teve a primeira edição em 1986, antes da criação de regulamentações como o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, e a própria Constituição Federal, de 1988. “Os direitos da criança, do adolescente, da juventude, precisam ser reconhecidos, e precisamos que o poder público universalize esses direitos [...]. Portanto, precisamos de um poder público parceiro e atuante”, diz. Sobre a atuação das Organizações Sociais Não-Governamentais, defende: “As ONGs avançaram muito, e têm muito mais capacidade de propor iniciativas que são muito inovadoras, e hoje o ‘Criança Esperança’ apoia projetos em todo o Brasil, tendo como foco principal a educação, porque só a educação transforma o mundo. Somente a educação é capaz de interromper o ciclo e a transmissão intergeracional da pobreza”.
 
Preto Zezé concorda, e coloca que o objetivo da CUFA, além de gerir ações sociais, é influenciar políticas públicas: “Trabalhamos para pautar uma agenda da sociedade, porque vivemos um momento de transição no Brasil em que precisamos que a sociedade proteja essa agenda pública”, expõe.
 
Neste ano, os recursos arrecadados pelo ‘Criança Esperança’ serão destinados a 71 instituições espalhadas pelo país, sendo 22 delas beneficiadas pela primeira vez. As doações podem ser feitas pelo tradicional telefone 0500, pela chave pix esperanca@unesco.org, e também pelo site www.criancaesperanca.com.br. Já o tão esperado show será no dia 15 de agosto, logo após ‘Pantanal’, com apresentação de um super quarteto: Taís Araujo, Tadeu Schmidt, Marcos Mion e Paulo Vieira. 
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato