Canal Brasil exibe programação especial em homenagem a Nelson Rodrigues

Divulgação

Nelson Rodrigues, um dos dramaturgos mais influentes do país, completaria 110 anos no dia 23 de agosto. Como forma de homenagem, o Canal Brasil vai exibir, a partir de terça, 23, até domingo, 28, sempre à 0h, uma seleção dos principais filmes de sua autoria. Escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista, ele ganhou notoriedade por seus textos que traziam uma linguagem simples, crítica de costumes e com temas polêmicos para a época. Serão seis longas na mostra: “Bonitinha, Mas Ordinária” (1964), “A Serpente” (1992), “O Beijo no Asfalto” (2018), “Boca de Ouro” (2020), “Os Sete Gatinhos” (1980) e “A Dama do Lotação” (1978).

O clássico “Bonitinha, Mas Ordinária” abre a programação especial na terça, 23. No dia seguinte, dia 24, é a vez de “A Serpente”, estrelado por Ary Fontoura e Zezé Motta. O remake do clássico “O Beijo no Asfalto”, protagonizado por Lázaro Ramos e dirigido por Murilo Benício, vai ao ar na quinta, 25. “Boca de Ouro”, sob direção de Daniel Filho, vai ao ar na sexta, 26. No sábado, 27, é a vez de “Os Sete Gatinhos”. E, por fim, “A Dama da Lotação”, com Sônia Braga como protagonista, encerra a programação no domingo, 28.

Canal Brasil - Mostra Nelson Rodrigues
Datas: terça, 23/08; quarta, 24/08; quinta, 25/08; sexta, 26/08; sábado 27/08 e domingo 28/08
Horário: 0h

''Bonitinha, Mas Ordinária'' (1964) (101’)
Horário: Terça, 23/08, 0h
Classificação: 18 anos
Direção: Jece Valadão e Nelson Rodrigues

Sinopse: Com a intenção de casar sua filha caçula Maria Cecília (Lia Rossi), a qual foi estuprada por três negros desconhecidos em um lugar ermo, o milionário Heitor Wernek (Ambrósio Fregolente) pede ao genro Peixoto (André Villon) para procurar dentre seus funcionários um rapaz para assumir tal compromisso. O escolhido é Edgar (Jece Valadão), funcionário há onze anos na companhia. Num primeiro encontro, Heitor humilha Edgar por enxergar nele um golpista. Edgar, ofendido, resolve abandonar o emprego, mas volta atrás por se sentir atraído por Maria Cecília. O problema é que enquanto Edgar luta para provar que não se vendeu, o seu interesse pela bela vizinha Rita (Odete Lara) irá trazer novas percepções e revelações.

''A Serpente'' (1992) (80’)
Horário: Quarta, 24/08, 0h
Direção: Alberto Magno

Sinopse: Casamento de Paulo e Guida, Décio e Lígia. Além do padre, o pai das noivas é a única pessoa que assiste à cerimônia. Os dois casais passam a lua-de-mel no apartamento, presente do pai das noivas. Passam a viver ali... Apenas uma parede separando as intimidades dos dois casais. Lua-de-mel. Paulo e Guida se amando. Sensualidade. Do outro lado da parede...

''O Beijo No Asfalto'' (2018) (98’)
Horário: Quinta, 25/08, 0h
Classificação: 12 Anos
Direção: Murilo Benício

Sinopse: Baseado na peça homônima escrita por Nelson Rodrigues. Ao presenciar um atropelamento, Arandir, um bancário recém-casado, tenta socorrer a vítima, mas o homem, quase morto, só tem tempo de realizar um último pedido: um beijo. Arandir beija o homem, mas seu ato é flagrado por seu sogro Aprígio e fotografado por Amado Ribeiro, um repórter policial sensacionalista.

''Boca de Ouro'' (2020) (93’)
Horário: Sexta, 26/08, 0h
Classificação: 12 anos
Direção: Daniel Filho

Sinopse: Refilmagem do clássico de 1962 dirigido por Nelson Pereira dos Santos, baseado em peça homônima de Nelson Rodrigues. O filme narra a história do bicheiro Boca de Ouro, nascido em uma gafieira e abandonado pela mãe numa pia de banheiro. A história da vida dele passa a ser investigada pelo repórter Caveirinha, que decide entrevistar a ex-amante de Boca de Ouro, Guigui, que conta três versões diferentes da vida do marginal.

''Os 7 Gatinhos'' (1980) (109’)
Horário: Sábado, 27/08, 0h
Direção: Neville de Almeida

Sinopse: Noronha é um funcionário público que vive com sua esposa, Gorda, e suas três filhas mais velhas. Sua filha mais nova, a virginal Silene, é expulsa do internato em que estudava, acusada de ter matado uma gata prenhe. O episódio acaba por revelar os mais sórdidos segredos da família.

''A Dama da Lotação'' (1978) (90’)
Horário: Domingo, 28/08, 0h
Classificação: 18 Anos
Direção: Neville de Almeida

Sinopse: Carlos (Nuno Leal Maia) e Solange (Sônia Braga) se amam desde jovens e, após um casto namoro, se casaram. Na noite de núpcias, Solange se recusa a fazer amor com ele. Primeiro ele implora, então em um acesso de raiva a estupra. Solange afirma que o adora, mas nos meses que se seguiram ao casamento ela não pode ser tocada por Carlos. Para provar a si mesma que não é frígida, começa uma rotina diária de seduzir homens em coletivos, homens que ela nunca viu nem verá novamente e nem mesmo sabe seus nomes. Além disto, ela tem relações com o melhor amigo de Carlos e até mesmo com seu sogro (Jorge Dória). Carlos entende que ela é infiel e, armado, confronta Solange. Enquanto isso, ela busca ajuda psiquiátrica, pois não sente nenhum remorso.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato