Tom Zé é o convidado do Provoca desta terça-feira (19/7)

Divulgação/Lara Asano

Nesta terça-feira (19/7), Marcelo Tas recebe o cantor e compositor Tom Zé. Na edição, eles conversam sobre o episódio em que a banda da cidade natal do artista tocou uma música dele, sua infância e diversos outros acontecimentos da carreira artística. No ar às 22h, na TV Cultura.
 
Nascido em Irará, na Bahia, Tom Zé compôs aos 17 anos a música Os Doidos de Irará. E, durante a festa da padroeira na cidade, ouviu a banda tocar sua canção no desfile. O cantor, na época adolescente, demorou para entender que era sua música, escondeu-se no clube e viu a banda passar de longe. "Quando a banda acabou de passar, pra você ver como eu era complexado, eu disse: agora eu posso falar com qualquer pessoa de Irará como se eu fosse igual", conta.
 
E o compositor acrescenta: "Eu dizia que a felicidade dói, porque a pessoa quando está infeliz, ela está toda abaixada como um animal. (...) E eu era um complexado, então quando você vai pegar a ossada que está toda assim (abaixada) e os ossos vão te levantando pra virar homem, aí diz que a humanidade dói".

"Eu devia ter nascido com muito mais otimismo (...) Eu só ouvia falar mal de mim (...) Todo mundo só apontava pra mim como delinquente", conta. E Tas pergunta se Tom Zé se enxerga dessa forma: "De jeito nenhum. O que eu tinha vergonha e até medo de mim mesmo, eu digo: 'ô meu Deus, era isso que eu tinha de bom, era essa minha grande qualidade'", finaliza de forma bem-humorada.
 
Sobre o movimento do artista maldito, que diz respeito a artistas com propostas mais ousadas e rejeitadas entre as décadas de 70 e 80, Tom Zé conta que não gosta dessa "maldição", não a alimenta e procura fazer coisas que sejam viáveis, tentando traduzir a "coisa" de uma maneira racional e aceitável. "Eu fico meio engasgado", completa.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato