'Profissão Repórter' desta terça-feira mostra casos de vítimas de golpes que sofreram aumento de 175% durante a pandemia

Divulgação Globo

O avanço da tecnologia é capaz de mudar o mundo rapidamente. Desenvolvimentos que há uns anos pareciam histórias de pescador permitem que hoje o mundo inteiro esteja conectado. Mas também existe o lado negativo desta história. Os crimes virtuais no Brasil cresceram 175% durante a pandemia. É sobre este assunto que o 'Profissão Repórter' aborda na noite desta terça-feira, dia 26. Um dos personagens do programa é o auxiliar de educação Claudinei de Jesus Oliveira, que aos 50 anos entrou para a estatística das vítimas dos golpes mais comuns na internet, o do boleto falso. 
 
Morador de Sorocaba, no interior de São Paulo, Claudinei decidiu comprar um carro maior à prestação depois que as filhas gêmeas nasceram e a família aumentou. Em dificuldades financeiras, ele atrasou duas parcelas do financiamento. Ao tentar regularizar a situação, acabou caindo no golpe e pagou boletos falsos enviados por estelionatários. Resultado: além de continuar inadimplente, teve o carro apreendido. A repórter Sara Pavani foi à cidade acompanhar o caso da família Oliveira, que fez uma vaquinha virtual e agora tenta arrecadar dinheiro para pagar a dívida do automóvel e evitar que ele vá a leilão.
 
No dia 30 de junho ocorreu a nona fase da Operação Luz na Infância, que combate crimes de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Policiais civis de 13 estados cumpriram 163 mandados de busca e apreensão e prenderam dezenas de pessoas. Em São Paulo, as repórteres Danielle Zampollo e Nathalia Tavolieri acompanharam a ação da polícia na casa de um dos suspeitos, um homem de 37 anos acusado de armazenar e compartilhar mais de mil fotos e vídeos com conteúdo relacionado à pornografia infantil. 
 
Um novo delito, com nomenclatura em inglês, também vem crescendo. O stalking passou a ser considerado crime a partir de abril de 2021. É o ato de perseguir alguém reiteradamente ameaçando sua integridade física ou psicológica, prejudicando a locomoção, liberdade ou privacidade do outro indivíduo. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano passado, o primeiro da aplicação da lei, mais de 27 mil mulheres registraram boletins de ocorrência como vítimas dessa violação. Para retratar essa realidade, o repórter Guilherme Belarmino e o repórter cinematográfico Alex Gomes foram a Teresina, no Piauí, contar uma história de stalking que resultou em prisão. Há três anos, a modelo Rayanne Adorno registrava queixas de seu ex-companheiro, o francês Malik Roy. Em julho deste ano, ele foi denunciado pelo Ministério Público do Piauí por injúria racial, violência doméstica e stalking, sendo preso em Santa Catarina no dia 15 de julho. A reportagem também ouviu advogados especialistas em direito digital e acompanhou vítimas indo denunciar o crime pela primeira vez na delegacia. 
 
O 'Profissão Repórter' desta terça-feira começa logo depois de 'Filhas de Eva'.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato