Partituras apresenta concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Divulgação TV Brasil

Obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Carl Nielsen e Jacques Offenbach estão no repertório do concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais que o Partituras exibe este domingo (17), à 0h30, na TV Brasil. Realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, o recital  “De Mozart a Offenbach” tem regência de Fabio Mechetti e solo do clarinetista Marcus Julius Lander. 

Ao longo da temporada de 2022, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz uma retrospectiva de grandes compositores da história da música em ordem alfabética. Esta apresentação reúne as letras M, N e O, de Mozart, Nielsen e Offenbach.

No programa do concerto estão as composições “A flauta mágica, K. 620: Abertura” (Mozart), “Concerto para clarinete, op. 57” (Nielsen) e “Orfeu no Inferno: Abertura” (Offenbach).

A transmissão ao vivo do espetáculo pela Rádio MEC, no dia 2 de junho, marcou a chegada da emissora em Belo Horizonte por meio da frequência 87,1 FM. O recital também foi transmitido pelas redes sociais da Orquestra Filarmônica, com captação de áudio e vídeo da EMC (Rede Minas -  Rádio Inconfidência), parceira da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC), gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular

Natural de São Paulo, Fabio Mechetti é diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais desde 2008, ano de sua criação. Em 2014, ao ser convidado para ocupar o cargo de regente principal da Filarmônica da Malásia, tornou-se o primeiro brasileiro a dirigir uma orquestra asiática. 

Foi residente da Sinfônica de San Diego, titular das sinfônicas de Syracuse, Spokane e Jacksonville, sendo agora regente emérito das duas últimas. Na Sinfônica Nacional de Washington, atuou como regente associado de Mstislav Rostropovich. Além de uma sólida carreira nos Estados Unidos e no Brasil, já conduziu em países como México, Peru, Venezuela, Nova Zelândia, Espanha, Japão, Escócia, Finlândia, Canadá, Suécia, Itália e Dinamarca. 

Marcus Julius Lander, clarinetista principal

O músico Marcus Julius Lander atuou como spalla na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e chefe de naipe nas orquestras Jovem de Guarulhos, do Instituto Baccarelli e da Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Integrou a Orquestra Acadêmica da Cidade de São Paulo e o Quarteto Paulista de Clarinetas. 

Como artista residente, foi recebido no 8º Festival Internacional de Clarinete e Saxofone de Nan Ning (China, 2010), no Festival Internacional de Clarinetes de Pequim (China, 2014), no Dream Clarinet Academy em Baoding (China, 2017), no IV Congresso Latino-americano de Clarinetistas (Lima – Peru, 2019) e na Thailand International Clarinet Academy (Bangkok – Tailândia, 2019). Atualmente é o clarinete principal da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, artista Royal Global e D’addario Woodwinds.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato