Isadora Cruz fala do trabalho na próxima novela das seis 'Mar do Sertão'

Divulgação Globo/João Cotta

Candoca (Isadora Cruz) traz toda a doçura da juventude, mas também carrega a força do Sertão dentro de si. Criada pela mãe, Dodôca, a professora de Canta Pedra está sempre atenta ao que acontece na cidade e pronta para defender qualquer injustiça. Essa personalidade marcante gera, é claro, alguns conflitos. Um de seus desafetos é o prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues), que vive tendo suas ações questionadas pela professora. 
 
Mas o amor também está presente na vida de Candoca. Noiva de Zé Paulino (Sérgio Guizé), por quem é completamente apaixonada, ela sonha com o dia em que os dois finalmente subirão ao altar. No incío da trama, os preparativos para o grande momento ocupam a vida da professora. Ao lado dela, acompanhando toda essa felicidade, estão suas amigas inseparáveis Lorena (Mariana Sena) e Labibe (Theresa Fonseca). 

As três estão sempre juntas, nas alegrias e nas tristezas. Lorena e Labibe também serão o alicerce da jovem quando Zé Paulinho sofrer um acidente e for dado como morto. Lorena é sobrinha do Padre de Canta Pedra, Zezo (Nanego Lira). Ela já foi casada e vive sonhando com um novo marido. Já Labibe aguarda sem muita fé o seu príncipe encantado. Ela foi prometida pelo pai, Zahym (César Ferrario), a um sheik, o que considera uma grande esquisitice. 
 
'Mar do Sertão' é uma novela criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman. A obra é escrita com Marcos Lazarini, Claudia Gomes e Dino Cantelli, e com colaboração de Carol Santos. A direção geral é de Pedro Brenelli com Bernardo Sá, Natália Warth e Rogério Sagui. A produção é de Silvana Feu e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.
 
ENTREVISTA COM ISADORA CRUZ
 
Como você definiria a Candoca?
Candoca é uma “paraibana arretada da peste” que não espera por ninguém, que segue seu coração e seus instintos, independente, livre, feminista, corajosa, que vive para ajudar as pessoas, que ama e protege os animais e a natureza. Ela traz questionamentos sociais importantes, como a displicência com a natureza e com o próximo e as desigualdades desse país que são ainda mais evidentes no Sertão. Candoca começa na primeira fase da novela como professora, uma profissão tão honrável que prepara os jovens, o futuro de um país, e na segunda fase da novela, vira médica, que literalmente salva vidas o tempo inteiro. Ela é caridosa e justa, movida pelo amor, pela humildade e pela solidariedade. Sua narrativa não depende dos homens, ela trilha sua própria história. Ela é uma mulher de ação, que não pensa nem pondera muito, só faz, só sente e age - às vezes até por puro impulso e, por isso, vive em constante movimento e transformação. 
 
Como você construiu a personagem?
É um trabalho constante, diário, de grandes transformações. Assisto a muitos filmes como referência, estou lendo alguns livros que me inspiram e tentando encontrá-la no meu íntimo e nas minhas próprias vivências, porque Candoca é muito parecida comigo, eu dou muito de Isadora pra Candoca e ela me ensina muito também sobre mim. É uma relação simbiótica que vou vivendo com muita intensidade, verdade e entrega. Renovo o olhar e a minha percepção da personagem a cada dia. Cada cena é uma peça do quebra-cabeça que vai se montando, e vou mergulhando cada vez mais nesse universo que está sendo construído.
 
Você passou um tempo gravando a novela no sertão e agora os trabalhos seguem no Rio de Janeiro. O que você destaca das gravações até agora? 
Foi muito especial começar pela viagem no Nordeste porque nos imbuímos da energia mágica do Vale do Catimbau e de Piranhas, que nos inspirou muito e me ajudou na chegada da personagem. Tomei banho no Rio São Francisco e me senti “batizada” de Candoca pelas águas. Todos nós, do elenco e da equipe, ficamos mais íntimos e unidos, foi super importante para nosso entrosamento em geral. É essencial que a gente crie esse vínculo porque acabamos passando mais tempo com os nossos colegas de trabalho do que com os nossos amigos e família, então, eles viram sua família pelo período da novela. A nossa cidade cenográfica vai ser inspirada no centro histórico de Piranhas, foi emocionante chegar lá e ver tudo aquilo vivo e funcionando, ver que Canta Pedra realmente existe no Brasil. 
 
Como é para você, paraibana, ver o nordeste tão representado em uma novela – na trama e no elenco?
Fico cheia de esperança ao ver essa celebração da diversidade do povo brasileiro que é a nossa maior riqueza! Para mim é uma honra poder representar o Nordeste, a Paraíba, João Pessoa, através de uma personagem tão forte. Sempre tive muito orgulho de ser paraibana. Sempre soube que é da Paraíba, das minhas origens, da minha raiz, que vem a minha força e é a base de quem eu sou verdadeiramente.
 
Que mensagem você espera que a história de Candoca traga para o público?
Eu espero poder passar uma mensagem de amor através de Candoca. Amor ao próximo, ao planeta, aos animais, à natureza. Ela salva a vida de uma cabra e de um cavalo que vão ser mortos, ela exige um estudo do impacto ambiental quando vão construir uma represa na cidade… ela defende causas que são muito importantes pra mim, Isadora, e que ao meu ver, são cruciais para que a gente possa viver em harmonia e evoluir juntos. Apesar de viver uma história de amor linda, o que move a vida dela é a caridade, é contribuir para uma realidade melhor e ajudar as pessoas a terem uma vida mais digna apesar das condições tão precárias do Sertão. Mas, embora o sertão esteja sempre ligado à seca, gostaria de deixar registrado que os corações dos sertanejos transbordam de vida, acolhimento e carinho. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato