Dia Mundial do Rock ganha especial no Curta!On

Divulgação/Curta!On

Em 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, e em homenagem a esse gênero musical revolucionário, o Curta!On – Clube de Documentários reúne atrações que relembram a trajetória de grandes artistas e bandas ou resgatam shows marcantes do rock ‘n’ roll nacional e internacional. A seleção “Especial: Dia Mundial do Rock” já está na plataforma de streaming, disponível no NOW ou em curtaon.com.br.

Entre filmes e episódios de séries, são 18 títulos reunidos para celebrar o rock mundial.  A série “Clássicos do Rock” resgata, em quatro episódios, shows memoráveis de Chuck Berry, U2, Joan Baez e Genesis. Já a série “Álbuns Clássicos”, também com quatro episódios, apresenta obras de Lou Reed, Queen, The Doors e The Who, reunindo depoimentos e música.

O conteúdo nacional é composto pelos longas: “Barão Vermelho, Por Que a Gente é Assim?” – que conta a trajetória dessa banda precursora do movimento Brock -; “Blitz, o Filme” segue os passos da Blitz, primeira banda de pop-rock a estourar no país; “Os Quatro Paralamas”, sobre a história de amizade e música d’Os Paralamas do Sucesso; “Paralamas em Close Up”, em que Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone fazem uma viagem pelo rock nacional; “Som, Sol & Surf”, sobre o festival homônimo que marcou a cidade de Saquarema, nos anos 1970. A seleção conta também com episódios das séries: “Anos 80”, “101 Canções Que Tocaram o Brasil” e “Cale-se”.

Confira as sinopses:

FILMES:

Barão Vermelho, Por Que a Gente é Assim? 

A história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BRock. O documentário reúne depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Entre as cenas raras que embalam o filme, estão os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador; e participações em programas de TV, como o dos apresentadores Chacrinha e Raul Gil. Direção: Mini Kerti. Duração: 108 min. Classificação: Livre

Blitz, o Filme (Documentário, 2019)

O documentário apresenta a história e a trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento, nos anos 1980, sob a lona do Circo Voador, na época situada entre Ipanema e Copacabana, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Direção: Paulo Fontenelle. Duração: 104 min. Classificação: Livre

Os Quatro Paralamas

Dirigido por Roberto Berliner — que acompanha os Paralamas do Sucesso desde os primeiros passos da banda no Circo Voador, em 1983 —, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três músicos que sobem ao palco (Herbert, Bi e João) com um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa do baixista Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos. Direção: Roberto Berliner. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. 

Paralamas em Close-Up

O grupo Paralamas do Sucesso, formado por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro, convida para uma viagem pela história do rock brasileiro, explorando as raízes do gênero musical no Brasil. Direção: Breno Silveira, Andrucha Waddington e Claudio Torres. Duração: 52 min. Classificação: Livre. 

Som, Sol & Surf

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee, de Ângela Rô -Rô (sua primeira apresentação), de Raul Seixas, entre outros. Um dos primeiros festivais de música ao ar livre no Brasil. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O público era de adolescentes tendo como cenário uma praia, um céu e um mar deslumbrante se deixou envolver por um som que trazia nas letras e nas melodias a revolução de comportamento que hoje os míticos anos 70 representaram. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e surf. Direção: Helio Pitanga. Duração: 80 min. Classificação: Livre.

SÉRIES:

Álbuns Clássicos – TODOS OS EPISÓDIOS  
                                                  
A série apresenta grandes discos da história da música, mostra histórias por trás das gravações e a repercussão que causaram. O episódio dedicado a Lou Reed aborda a produção de "Transformer", que levou o músico, então conhecido pelo grupo The Velvet Underground, ao estrelato solo. O episódio da banda Queen enfoca “A night at the opera”, lançado no final de 1975, trazendo uma mistura de hard rock, pop e ópera, juntando guitarras amplificadas a floreios de piano, harpa e ukulele. A banda The Doors tem episódio centrado no seu primeiro álbum, autointitulado, que deu um novo sopro ao rock feito na segunda metade dos anos 1960. Por fim, o disco “Who’s Next”, lançado em 1971 pelo quarteto britânico The Who, é tema de mais um dos episódios. Direção: Matthew Longfellow e Bob Smeaton. Duração: 4 episódios de 50min. Classificação:  12 anos.

Clássicos do Rock – TODOS OS EPISÓDIOS

A série traz shows de nomes consagrados do rock: Genesis, Joan Baez, Chuck Berry e U2. Direção: John Dauriac, Michel Perin e Nicolas Dor. Duração: 4 episódios de 30min. Classificação: Livre.

Anos 80 – Episódio “O Punk no Brasil

A década de 80 foi marcada por fenômenos de comportamento. Inspirados no movimento punk inglês da década de 70, começaram a surgir, principalmente em São Paulo, bandas como "Inocentes", "Garotos Podres" e "Ratos de Porão", que impulsionaram uma estética e um visual para o punk no Brasil. Nessa esteira, surgiram boates emblemáticas na cena paulistana como "Madame Satã" e "Napalm", que depois abrigariam os primeiros shows de grupos como os "Titãs" e "Ira". Depoimentos de Arthur Dapieve, Dado Villa Lobos, Kid Vinil e Nasi. Diretor: Darcy Burger. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

Anos 80 – Episódio “B Rock – Parte 1”

Os anos 80 foram responsáveis pela consagração do rock brasileiro. Antes visto como algo marginal e alternativo, no início daquela década, uma série de jovens artistas e bandas aparecia com grande sucesso em casas noturnas como a carioca Circo Voador e estouravam nas emissoras de rádio jovens e roqueiras, com a também carioca Rádio Fluminense. Essa época foi marcada por grandes sucessos como a Blitz, com o hit "Você Não Soube me Amar”, e o cantor Ritchie com a música "Menina Veneno”, e pelo surgimento de bandas como Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelha. Depoimentos de Nelson Motta, Liminha, Léo Jaime, Evandro Mesquita e Guto Graça Mello. Diretor: Darcy Burger. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

Anos 80 – Episódio “B Rock – Parte 2”

Em 1985, foi realizado o primeiro grande festival de rock no Brasil, o Rock in Rio, que se tornou um divisor de águas para a própria história da música brasileira e colocou o Brasil no mapa dos shows internacionais. Alguns artistas se consagraram no festival, como Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso, e outros foram muito vaiados, como Kid Abelha e Eduardo Dusek. O período foi marcado também pela explosão de sucessos de bandas como o RPM (que provocou uma espécie de beatlemania à brasileira) e Legião Urbana. Depoimentos de João Barone, Liminha, Evandro Mesquita, Arthur Dapieve e Luiz Antônio Melo. Diretor: Darcy Burger. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

101 Canções Que Tocaram o Brasil – Episódio “A Explosão do Rock Brasileiro” 

Com o fim da ditadura no Brasil, a trilha sonora dos anos 1980 é marcada pelo rock. Uma dupla de sucesso é formada por Frejat e Cazuza, no Barão Vermelho. A banda encerra a primeira edição do Rock in Rio, em 1985, com a canção “Pro Dia Nascer Feliz”, como que anunciando um novo tempo. Legião Urbana, Blitz e outros nomes compõem esse rico cenário. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

Cale-se – Episódio “O Rock Proibido”

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 1960. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Ricardo Alexandre explica como o lema “sexo, drogas e rock’n’roll contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Dussek e Leo Jaime endossam o coro dos roqueiros forçados ao silêncio e falam sobre suas criações vetadas. Leo fala ainda sobre a homenagem que prestou a uma censora chamada Solange e conta qual foi a reação da moça ao ouvir a música feita especialmente para ela. Roberto Menescal lembra que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores. Maria Juçá, diretora do Circo Voador, lembra a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira. Diretor: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato