Casamentos movimentam a semana do capítulo 100 em 'Pantanal'

Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Na próxima semana, 'Pantanal' chega ao seu capítulo 100 e inúmeros acontecimentos inesperados terão início com o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuita Barbosa), e Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito). A celebração em si, aliás, já vai trazer muitas surpresas. Tudo começa quando o padre (Cacá Amaral) chega antecipadamente à fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) para conhecer os noivos, e descobre que Juma não é sequer batizada. Apesar de toda a confusão que encontra por lá, o padre fica muito tocado com o amor que enxerga nos quatro noivos, o que faz com que ele se sinta à vontade para realizar a cerimônia.
 
Acontece que, embora ame de verdade Jove, Juma não entende bem o porquê de toda aquela festança. Assustada, já maquiada e com seu vestido de noiva, ela foge bem na hora que todos já estão no altar. No rio, ela encontra com o Velho (Osmar Prado), que a convence a voltar dizendo que Jove nunca quis prendê-la e que ele, o Velho, estará ao seu lado o tempo todo. Na hora da cerimônia, todos ouvem um som forte de berrante. Trata-se do Velho do Rio, mostrando não só a Juma, mas também ao filho, José Leôncio, que está presente.
 
Há ainda outras curiosidades, até mesmo sobre o vestido de Juma e Muda, e quem conta sobre elas é a figurinista de Pantanal, Marie Salles.
 
Como se deu a escolha do vestido de noiva de Juma? O que levou em consideração?
Eu queria um vestido que remetesse a algo da natureza, que fosse mais rústico. Conheci a Jacqueline Chiabay, que faz um trabalho de tricô com fitas de sobra de couro. E aí nós, juntas, desenvolvemos esse vestido, que é todo feito em crochê de couro, com fitas de couro natural. É uma trama de tricô e crochê intercaladas , feitas com as tiras dos retalhos de couro cortadas manualmente. Essa sobra de couro vem de um projeto social de áreas rurais, que é bem interessante. Assim como tantos outros produtos desenvolvidos a partir do reuso de couro proveniente da indústria brasileira do vestuário, o vestido da Juma faz parte de um projeto de produção coletiva e cooperada envolvendo mulheres artesãs de comunidades rurais do entorno do ateliê de Jacqueline e de várias outras localidades do Espírito Santo. Parte dessa produção no corte manual das tiras das aparas de couro também é destinada a trabalho e renda como forma de ressocialização a mulheres egressas do sistema prisional, que fazem parte de um projeto chamado Novas Marias. O propósito desse projeto é a sustentabilidade do início ao fim do processo: além da Jacqueline e sua equipe prolongarem a vida útil desta matéria-prima, o couro de caprino de abate – que é descartada erroneamente, podendo ser muito prejudicial para o meio ambiente –, elas o transformam em objetos  de decoração e de moda, cheios de conteúdo e com a verdadeira humanização do vestir e do usar, através do fazer artesanal. Este projeto eco social foi idealizado e é coordenado há mais de 30 anos pela Designer e Estilista Jacqueline Chiabay.
 
Ela usará que acessórios no dia do casamento?
O único acessório que ela usa e que vai deixar de lado depois, por querer estar o mais livre possível, é um arranjo de flores secas. A gente quis faze-la toda com flores secas, com sobras de couros, mas no dia do casamento ela não usa porque vai tirar o arranjo, tirar os sapatos e casar descalça.
 
O traje do Jove vai combinar com o dela de alguma forma? O que o dele irá mostrar?
Ele vai casar a caráter, como um pantaneiro, com guaiaca e faixa pantaneira. A diferença é que ele vai casar todo de ocre, que são as cores do avô Joventino, e de brim, com uma jaqueta. Eles vão dar um para o outro uma pena de uma ave que nós achamos no chão, no Pantanal, e levamos para as gravações.
 
Sobre o vestido da Muda, o que você poderia nos contar?
Quanto à Muda, eu queria que fosse feito por costureira, que desse a impressão de um vestido feito manualmente. Então fiz tudo na costura, com a contramestra e as costureiras dos Estúdios Globo, da produção de figurino. São dois tecidos, um transparente com textura, e um tecido floral, embaixo. Quando ela anda, esse tecido floral aparece, com estampas bem miúdas. E na cabeça ela tem também uma guirlanda de flores secas, nas cores rosa, lilás, que acompanham a estampa do vestido. Ela só usa essa guirlanda como acessório. Importante falar que o vestido da Muda e a guirlanda foram feitos nos Estúdios, pela produção de figurinos, que é a costura, e pela equipe de adereços.
 
'Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato