A Baixada que o fluminense não conhece encerra a segunda temporada do 'Expedição Rio'

Divulgação Globo

Passeio a cavalo, temperaturas de 18° graus à noite e ar puro. É com um passeio pela Baixada Fluminense verde, de clima bucólico e interiorano que o 'Expedição Rio' encerra sua segunda temporada e revela belezas que muitos moradores de lá nem sabem que existem. O ponto de partida do terceiro e último episódio do programa, que vai ao ar no próximo sábado, dia 9, é a Serra do Matoso. Um dos principais acessos ao local é por Itaguaí, uma das 13 cidades da Baixada Fluminense. O cheirinho de café sendo passado na hora nos remente às fazendas de um Brasil profundo. Mas é, sim, a Baixada “raiz”, como afirmam os apresentadores Daniella Dias e Alexandre Henderson. “A Baixada rural, que eu também desconhecia, me surpreendeu muito. Na Serra do Matoso, em Itaguaí, andei a cavalo, pesquei, almocei comida orgânica e pude ver paisagens belíssimas, e ainda com temperaturas amenas”, conta Alexandre. 
 
“O Que É Que a Banana Tem?” A letra da famosa canção de Carmen Miranda foi levemente alterada para, de fato, tentar descobrir  o segredo da fruta cultivada em Itaguaí e revendida em feiras livres das cidades vizinhas, como Seropédica, Nilópolis e Nova Iguaçu. A fama da banana de Itaguaí é tão grande que os agricultores da região estão em busca de um selo que ateste a qualidade e o sabor único da fruta. 

 Mas não é só de calmaria que vivem os moradores da Baixada Fluminense. A dose de adrenalina fica por conta da pista de voo livre localizada em um trecho da Serra do Matoso. Quem sabe tudo e comanda a atração é Seu Waldecy, um “jovem” de 81 anos. “A turma me colocou o apelido de “vovô radical porque sempre gostei de aventura”. Estou há 34 anos aqui na serra”, contabiliza ele, que convidou os apresentadores a descerem a tirolesa do local de uma forma diferente. “Encarei de cabeça pra baixo! Tenho pavor de altura e quem nos levou foi o vovô radical. Esse senhor, de 81 anos, topa todo tipo de aventura, super alto astral, empreendedor, é gente que inspira. Superei o pavor e desci!”, revela o apresentador. 

 Ainda no clima de São João que tomou conta do país, o programa não terminaria sem uma festa julina. A “dona do arraiá” é Juju, de 76 anos, moradora de um sítio em Magé. “Ela é uma senhorinha que cultiva dezenas de árvores frutíferas, vai até a beira do rio tomar banho de argila para, segundo ela, deixar a pele sedosa; e que tem uma energia sem fim”, derrete-se Daniela, que relembrou a festa típica, com direito a vestimenta à caráter e quadrilha. “Mais uma vez são os idosos que cultivam esses cantinhos da Baixada que me encantam”, celebra a apresentadora, que também elege a aventura de kart em Guapimirim como outra atração imperdível para se fazer numa Baixada Fluminense, cheia de (en) cantos verdes. 

 O terceiro e último episódio do ‘Expedição Rio’ vai ao ar neste sábado, dia 9, logo após o ‘Jornal Hoje’, para a região metropolitana do Rio de Janeiro. O programa também ficará disponível no Globoplay para não assinantes logados após a exibição na TV.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato