Série sobre arqueologia destaca arte pré-histórica neste sábado

Divulgação

A expressão artística pré-histórica no país é o tema do terceiro episódio inédito da série documental Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros que a TV Brasil leva ao neste sábado (25), às 9h. 

Ainda debate-se o objetivo dessas produções de arte, mas teorias apontam para duas teses: uma forma de expressão ou uma maneira de o homem conectar-se ritualisticamente com a natureza. Os desenhos, esculturas e objetos encontrados por pesquisadores apontam como as pessoas viviam e se organizavam em um passado muito distante.

Durante o programa, o documentário destaca que o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, e que o mundo imaginário dos antepassados brasileiros não fica para trás. Depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos primeiros artistas do país impressiona.

Entre as pistas reveladas na série para desvendar este mistério está a explosão de cores e formas estampadas nas pinturas rupestres dos paredões do Vale do Peruaçu, em Januária, Minas Gerais. Outras expressões artísticas investigadas pelo seriado são o homem que se confunde com ave de rapina no vaso xamã e uma carranca de cacique – ou de um espírito – escavada no granito da serra. 

Para falar destas pesquisas arqueológicas, o episódio de sábado conta com a participação de Denis Vialou, membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos maiores especialistas em Pré-História da atualidade.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato