Divulgação Globo |
Rodrigo García, filho de Gabriel García Márquez, um dos maiores representantes latinos da literatura - vencedor do Prêmio Nobel e autor do best seller “Cem Anos de Solidão” -, é o convidado de hoje, dia 23, do 'Conversa com Bial'. Rodrigo, que também é diretor e roteirista de cinema, lançou no Brasil o livro “Gabo & Mercedes: uma despedida”, com relatos íntimos sobre os últimos dias de vida de seu pai e sua mãe, e compartilha com Pedro Bial detalhes da convivência com ambos.
Sobre a escrita, Rodrigo explica que não era intencional a publicação de um livro: “Quando estávamos na casa dos meus pais e os médicos disseram que o Gabo [como família e amigos chamavam Gabriel] tinha cerca de três semanas de vida, começamos a viver naquele estado tão estranho em casa, de quando uma pessoa está prestes a morrer [...]. Então comecei a anotar coisas sem saber muito o que fazer [...]. Quando meu pai faleceu, voltei para Los Angeles e, rapidamente, escrevi tudo [...], mas deixei aquilo de lado porque não sabia o que fazer. Era uma escrita muito pessoal, longa demais para um artigo, e curta demais para um livro. Depois de sete anos da morte da minha mãe, percebi o assunto que me interessava: a despedida dos meus pais, o significado de não os ter mais no mundo”, diz.
Rodrigo também fala sobre sua mãe, a figura que inspirava seu pai, e sua personalidade marcante. “Minha mãe sempre foi surpreendente, era uma pessoa, como digo no livro, muito aberta socialmente, mas muito privada para certas coisas; muito forte, mas também muito sensível”, define.
O cineasta comenta sua infância com o pai, recorda o processo de escrita dele e do diagnóstico de demência que recebeu em 2006 – sobre o episódio, compartilha histórias sobre o avanço da doença, como quando Gabriel releu “Cem Anos de Solidão”, sem se lembrar de que era ele que havia escrito, e diz “não sei de onde saiu tudo isso”.
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.
Tags
Programação