Rio-92: 'Cidades e Soluções' mostra avanços e desafios da discussão ambiental

Divulgação Globo

O ano de 1992 foi um marco para as discussões ambientais em nível global, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a Rio-92. Cerca de 200 países se reuniram nesse evento, no Rio de Janeiro, para pensar ações sustentáveis e sociais e refletir sobre os impactos para as futuras gerações. Trinta anos depois, o 'Cidades e Soluções', da GloboNews, apresenta nos próximos dois domingos, dia 5 (Dia Mundial do Meio Ambiente) e dia 12, às 21h, um balanço do legado da Conferência e mostra também os avanços e os desafios que se deram neste período. 
 
“A partir do que ocorreu no Rio de Janeiro, tivemos uma importante mobilização com resultados que perduram na linha do tempo: a popularização da expressão ‘desenvolvimento sustentável’. Ela se tornou mundialmente conhecida, foi adotada nas gestões pública e privada, além de ser estudada nas escolas e universidades e, também, referenciada em tomadas de decisão por gestores de governos e empresas”, lembra o jornalista André Trigueiro.  
 
Trigueiro participou da cobertura da Conferência em 1992 e foi a partir dela que teve início o seu interesse pelo jornalismo ambiental. “Eu sou um ‘filhote’ da Rio-92. Todo o meu interesse por meio ambiente, como jornalista, professor universitário e autor de livros sobre o assunto, começou lá”, diz o jornalista.  
 
O ‘Cidades e Soluções’ faz um retrospecto de como estava o Brasil do início da década de 90, conversando com pessoas que estiveram no encontro, como o embaixador Marcos Azambuja, responsável por negociar as posições do Brasil na Rio-92. Passados 30 anos, André Trigueiro volta ao Aterro do Flamengo, local que serviu de palco do Fórum Global em 1992, evento paralelo à Conferência, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre ativistas, cientistas e lideranças ambientais e indígenas. Lá, Trigueiro entrevista Fernando Gabeira e Carlos Minc, dois pioneiros que adotaram, já naquela época, a preservação do ambiente como discurso prioritário. Também foram ouvidos Paulo Arruda, um dos fundadores do Greenpeace Brasil, o líder indígena Aílton Krenak e o escritor Leonardo Boff, além de ativistas presentes no fórum.  
 
GloboNews Internacional repercute a imagem do Brasil no exterior 
 
A Rio-92 também ganha destaque no ‘GloboNews Internacional’ deste domingo, às 19h30. O programa lembra a posição de respeito que o Brasil conquistou a partir da realização da Conferência. No início da década de 90, o país se tornou a voz mundial do desenvolvimento sustentável, mas, ao longo das últimas três décadas, perdeu relevância no debate global. A equipe entrevista especialistas sobre a imagem do Brasil no exterior, as consequências e os próximos desafios junto à comunidade internacional.
 
Canal também exibe documentário sobre Rio Xingu 
 
Ainda dentro da programação especial que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, a GloboNews  exibe neste domingo, dia 5, às 23h, o documentário ‘O Silêncio do Rio’. Com direção de Rogério Soares, a produção viaja pelo Rio Xingu para documentar o impacto da barragem de Belo Monte, que causou danos ecológicos e sociais inestimáveis em toda a região, desalojando mais de 40 mil pessoas.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato