Não sabe quem é George Lucas, criador do universo Star Wars? Conheça!

''Obi-Wan Kenobi'' já está disponível exclusivamente no Disney+, com episódios novos às quartas-feiras. A série começa dez anos depois dos eventos dramáticos do filme “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, quando Obi-Wan sofreu sua maior derrota — a queda e a corrupção do melhor amigo e aprendiz Jedi, Anakin Skywalker, que passou para o lado sombrio como o cruel Lorde Sith Darth Vader.

Mas, afinal, quem criou o Universo Star Wars? Conheça abaixo a história de George Lucas.


George Walton Lucas Junior é diretor, roteirista e produtor executivo em vários filmes da saga. Nasceu em 14 de maio de 1944 em Modesto, Califórnia. Durante a década de 1960, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter uma cadeira dedicada a essa temática, onde conheceu Francis Ford Coppola. Lá, fez uma série de pequenos filmes, entre eles, a primeira versão de “THX-1138”, que mais tarde se tornou seu primeiro longa-metragem.

Após fazer a graduação, George Lucas fundou o estúdio American Zootrope, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objetivo ajudar os realizadores a criarem filmes mais livremente, fora do circuito opressivo de Hollywood. A Zoetrope não teve sucesso, mas com o dinheiro derivado do filme “American Graffiti” (1973) - “Loucuras de Verão”, em português - Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm. As subdivisões desta empresa, “Skywalker Sound” e “Industrial Light and Magic”, tornaram-se das mais respeitadas nos ramos de som e efeitos especiais, respectivamente. A companhia também conta com a “Lucasfilm Games”, mais tarde rebatizada de “LucasArts”, que consolidou-se na indústria dos jogos de computador.


O início da saga

Inicialmente, George Lucas escreveu o roteiro de “Star Wars” contendo seis horas de filme, mas decidiu dividir a produção em seis episódios e gravar apenas os três últimos, pois os julgava mais interessantes e reconhecia neles aspectos que cativariam o público da época. Os primeiros filmes, então, foram lançados em 1977 (“Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança”), 1980 (“Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca”) e 1983 (“Star Wars: Episódio VI: O Retorno de Jedi”), tornando-se sucesso absoluto na época. Tanto é que, no início da década de 90, a trilogia foi relançada em edição especial remasterizada com sequencias inéditas.

Já no fim de 1990, os fãs receberam a - enfim - notícia de que os três primeiros episódios também seriam gravados, sendo lançados em 1999 (“Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma”), 2002 (“Star Wars: Episódio II: Ataque dos Clones”) e 2005 (“Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith”). Mais tarde, a história da saga foi concluída com o lançamento de mais uma trilogia: “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força” (2015), “Star Wars: Episódio VIII: Os Últimos Jedi” (2017) e "Star Wars: Episódio IX: A Ascensão Skywalker" (2019).

O estúdio por trás das primeiras produções Star Wars era a Fox Studios, que - por desacreditar na temática espaço - permitiu que George Lucas tivesse todos os direitos os filmes, o que garantiu a ele dinheiro suficiente para montar suas próprias empresas cinematográficas. Dentre elas a ILM, empresa que revolucionou a indústria cinematográfica com efeitos especiais de alta qualidade garantida, desenvolvendo tecnologia própria.

A mais recente produção da Lucasfilm, ''Obi-Wan Kenobi'', está em exibição exclusivamente no Disney+.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato