Drauzio Varella lança livro ''O Exercício da Incerteza: Memórias'' e relembra momentos marcantes de sua vida no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

O 'Conversa com Bial' dedica dois programas - um no dia 16 e outro no dia 17, próximas quinta e sexta-feira – a Drauzio Varella, já que ele recém-lança o livro “O Exercício da Incerteza: Memórias”, em que reflete os aprendizados adquiridos em seus mais de 50 anos dedicados à medicina. Tendo como cenário a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo , Pedro Bial  conversa com o médico abordando  passagens importantes de sua carreira  como o atendimento prestado a encarcerados na Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, a partir da década de 1980, durante a epidemia de tuberculose e AIDS, o que deu origem a um de seus livros mais conhecidos, “Estação Carandiru”, de 1999. 
 
No dia 16, o programa enfatiza a trajetória pessoal e profissional de Drauzio, resgatando a história de sua família, como a morte de sua mãe quando ele tinha apenas quatro anos de idade, a infância no bairro do Brás, em São Paulo, e a entrada para a faculdade de medicina. Drauzio fez parte da campanha da AIDS quando a epidemia estourou no país, já que ele havia feito um estágio em Nova York. “Foi por causa da AIDS que fui parar no Carandiru. Me pediram para fazer um vídeo e fui filmar a situação nas cadeias. Quando entrei, fiquei tão tocado que fiquei semanas pensando naquilo durante todo o tempo”, conta.
 
O médico reflete ainda sobre a criação do “Estação Carandiru”: “Acho que é uma história contada não por quem foi preso, mas por alguém de fora. Acredito que esse livro trouxe um Brasil que a gente fingia não ver, mostrou uma realidade do que estava acontecendo no país porque a cadeia é uma parte da sociedade”, diz.
 
Já o programa de sexta-feira, dia 17,  explora o lançamento “O Exercício da Incerteza: Memórias”, sobre as implicações da ocupação médica, e a defesa de que esta não é uma ciência exata. “O que me propus a fazer nesse livro é uma discussão do que aconteceu na medicina nesses 50 e tantos anos, o que aconteceu com o país nesse tempo todo e também o que aconteceu comigo do ponto de vista profissional”. Além disso, compartilha com Pedro Bial seu ponto de vista sobre a desigualdade social e saúde pública no Brasil.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato