'Cidades e Soluções' deste domingo, dia 26, analisa os desafios da reciclagem no Brasil

Divulgação Globo

O número impressiona: cerca de R$ 14 bilhões são desperdiçados por ano no Brasil graças ao destino incorreto de materiais recicláveis, que acabam indo parar em bueiros, ruas, lixões ou aterros sanitários pelo país. Somente cerca de 4% do que poderia ser reciclável chega, de fato, a ser reutilizado. Os desafios são muitos e alguns deles serão mostrados no 'Cidades e Soluções', que a GloboNews exibe neste domingo, dia 26, às 21h.  
 
O jornalista André Trigueiro esteve no aterro sanitário de Seropédica, na Baixada Fluminense, e ficou impressionado com o que viu. Entre as inúmeras carretas que, diariamente, chegam ao destino, um dos veículos despeja cerca de 30 toneladas de resíduo sólido urbano no local. Nos materiais, que chegam misturados, é bem difícil identificar o que pode ser reciclável ou não, o que gera uma consequência: a redução do tempo de vida do aterro. A representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Claudete Costa, uma das entrevistadas de Trigueiro, diz que o Brasil tem oito milhões de catadores, dos quais 83% são mulheres negras e mães solo. 
 
Iniciativas positivas, como o RePET, da Fercomércio/RJ - uma máquina que fragmenta de forma rápida as garrafas plásticas – mostram que é possível atuar com uma logística reversa de reaproveitamento dos resíduos sólidos. Outro exemplo vem da cidade de Itapecerica, em Minas Gerais. O ‘Banco da Natureza’ criou um sistema de venda do lixo reciclável em troca de moedas ecológicas. Ano passado, com a adesão de cerca de mil pessoas, foram arrecadados quase 20 mil quilos de itens recicláveis. 
 
O 'Cidades e Soluções' vai ao ar neste domingo, dia 26, às 21h, na GloboNews

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato