Brasil encara Dinamarca e Suécia nos últimos amistosos preparatórios para a Copa América Feminina

Divulgação Globo/Juliana Coutinho

Na preparação para a disputa da Copa América, que começa no próximo mês, a seleção brasileira de futebol feminina terá dois bons desafios pela frente no Velho Continente. Nesta sexta-feira, a partir das 14h, encara a Dinamarca, em Copenhague. Na próxima terça-feira, dia 28, volta a campo para visitar a Suécia, em Estocolmo, às 13h30. Os dois amistosos terão cobertura ao vivo da Globo e do sportv. Por conta dessas partidas, as edições do 'Globo Esporte' e do 'Jornal Hoje' começam mais cedo nestes dois dias, às 12h50 e 13h15, respectivamente, e a novela ‘O Cravo E A Rosa’, excepcionalmente, não será exibida.
 
Os dois jogos na TV Globo terão a narração de Renata Silveira e os comentários de Ana Thaís Matos e da ex-jogadora da seleção, Formiga. Contra as dinamarquesas elas ainda terão a companhia de Ricardinho nos comentários. Já na próxima semana será a vez de Caio Ribeiro participar da transmissão. No sportv, que terá um pré-jogo de 30 minutos nestes amistosos, Gustavo Villani narra a primeira partida e Natália Lara, a segunda. A comentarista Renata Mendonça participa das duas exibições, acompanhada de Paulo César Vasconcellos no duelo diante da Dinamarca, e Carlos Eduardo Lino, contra as suecas.
 
A repórter Gabriela Moreira estará nos estádios acompanhando cada detalhe destes dois amistosos. Ela chegou à Copenhague no início desta semana e está vendo de perto a mobilização da capital dinamarquesa para este jogo, que é especial para as donas da casa. “A expectativa é muito grande no país. É a primeira vez que a seleção feminina da Dinamarca vai atuar no principal estádio do país, o Parken. Elas têm a Pernille Harder, que por duas vezes foi eleita a melhor jogadora da Europa. A seleção brasileira também desperta um interesse grande. A venda de ingressos está alta. Até quarta-feira tinha sido comercializados mais de 20 mil ingressos. Isso já é o recorde para um jogo de futebol feminino no país. E pode aumentar, pois a capacidade do estádio é para 38 mil pessoas”, avisa Gabriela Moreira.
 
A partir de 8 de julho começa a Copa América na Colômbia, que terá cobertura do sportv. O Brasil ganhou sete das oito edições do torneio. Só que desta vez não poderá contar com a sua principal jogadora. Marta recupera-se de uma grave lesão no joelho e só deve voltar a estar em condições de atuar no fim deste ano. A importância desta edição do torneio é ainda maior a partir de agora. As três primeiras colocadas asseguram a vaga direta na Copa do Mundo do ano que vem, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia. O campeão também já se garante nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – já o segundo colocado terá o direito de disputar a repescagem para ir à capital francesa. A seleção está no Grupo B e estreia contra a Argentina, no dia 9, na cidade de Armênia.  
 
GABRIELA MOREIRA
 
Esses são os dois últimos testes preparatórios para a Copa América, um torneio muito importante e que não poderemos contar com a Marta, por estar lesionada. Pelo que você tem acompanhado nos treinos, a seleção pode ter novidades nestes amistosos? 
Jogar sem a Marta nunca é bom, por tudo que ela representa e pelo símbolo que ela é, mas buscando pontos positivos para analisar, será interessante para este grupo caminhar sem ela e saber como se encontrar sem ter essa enorme referência em campo. O Brasil ainda busca novas lideranças. Ela está na história, assim como a Formiga e a Cristiane, mas a seleção precisa ter a nova geração colocando a sua cara também. Quando a Marta voltar, esse time precisa estar formado, para que ela entre não carregando toda a responsabilidade, mas que possa fazer um papel diferente, de acrescentar, e não de sustentar essa equipe, como ela faz por tantos anos.  
 
No segundo amistoso teremos a curiosidade de ver a técnica Pia Sundhage enfrentando seu país natal. Como ela está encarando essa situação?
Para a Pia fará muito bem disputar esta última partida antes da Copa América no país dela. É verão na Europa, o clima está gostoso e certamente ela está feliz. Ela tem tentado  renovar a nossa seleção. Foi para isso que foi contratada, para construir uma base para os próximos anos. É um trabalho de médio a longo prazo mesmo. Ela ainda vê evoluções a serem atingidas e gosta de grandes desafios. Nós vemos isso pelo perfis de adversários que a Pia procura de enfrentar. Em quase três anos de trabalho, o Brasil já encarou 18 países diferentes, sendo a maior parte deles na Europa. Ela quer competir entre as melhores para ver o Brasil evoluir.
 
PROGRAMAÇÃO 

24/6 – Sexta-feira
14h – Dinamarca x Brasil (direto de Copenhague)
TV Globo – Narração: Renata Silveira / Comentários: Ana Thaís Matos, Formiga e Ricardinho / Central do Apito: Paulo Cesar de Oliveira
sportv – Narração: Gustavo Villani / Comentários: Paulo Cesar Vasconcellos e Renata Mendonça / Central do Apito: Fernanda Colombo 
 
28/6 – Terça-feira
13h30 – Suécia x Brasil (direto de Estocolmo)
TV Globo – Narração: Renata Silveira / Comentários: Ana Thaís Matos, Caio Ribeiro e Formiga / Central do Apito: Sálvio Spinola
sportv – Narração: Natalia Lara / Comentários: Renata Mendonça e Carlos Eduardo Lino / Central do Apito: Sandro Meira Ricci

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato