GloboNews mostra a rotina de crianças que esperam por um órgão na fila do transplante

Divulgação Globo

A rede de saúde pública de São Paulo realizou, em 2021, 173 transplantes em menores de 18 anos em todo o estado.  O número, no entanto, não é suficiente para zerar a fila de espera, que, atualmente, é de 345 crianças e adolescentes. Ou seja, o dobro de cirurgias realizadas no ano passado. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, São Paulo é o estado que mais realiza transplantes. Durante dois meses, a repórter Amanda Luder, da GloboNews, acompanhou a batalha diária de algumas dessas crianças e suas famílias que deixaram seus estados para irem até São Paulo em busca de uma resposta positiva dos hospitais.  
  
No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, a jornalista conheceu o Dennis, de apenas 3 anos, que aguarda um transplante de fígado desde os dois meses de vida, quando saiu o diagnóstico. A repórter também acompanhou a história da Isabela, de apenas 1 ano e 8 meses, que teve o transplante de fígado remarcado três vezes porque foi contaminada com o vírus da Covid-19. O pai foi quem doou parte do órgão para a filha. No Hospital das Clínicas, Amanda acompanhou de dentro do centro cirúrgico a operação dos dois, realizada ao mesmo tempo. A jornalista também conversou com Gladson, de 8 anos, que se recupera de um transplante de coração realizado em dezembro de 2021, mas segue sendo monitorado em São Paulo. Ele e a mãe estão hospedados numa casa de apoio, que recebe pacientes e familiares, enquanto não podem voltar para o Espírito Santo, onde moram.  
  
“Já é um tabu na sociedade a doação de órgãos. As pessoas não conversam sobre isso. No caso de uma criança, é ainda mais delicado porque elas precisam que outras crianças doem os órgãos para elas. Foi muito emocionante e intenso acompanhar o dia a dia dessas famílias e ver como o transplante muda totalmente a vida da família inteira. São mães e pais que largam seus empregos, deixam suas cidades e seus estados, mudam de casas e acabam morando em casas de apoio. Isso se torna tudo na vida dessas famílias, não tem espaço para mais nada” conta Amanda.  
 
A reportagem completa vai ao ar neste domingo, dia 10, no 'Especial de Domingo', na GloboNews, a partir das 18h.  

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato