''Eu era contra as cotas, até que entrei na faculdade e vi que de 80 alunos, somente três eram negros'', conta Tamires Sampaio no Provoca

Divulgação/Julia Rugai

Nesta terça-feira (5/4), Marcelo Tas conversa no Provoca com Tamires Sampaio, secretária-adjunta de Segurança Cidadã em Diadema e autora do livro Código Oculto: Política Criminal, Processo de Racialização e Obstáculos à Cidadania da População Negra no Brasil. Ela fala sobre cotas raciais, relação com a mãe, luta contra o genocídio da população negra no Brasil, ações que coordenou pela Frente Nacional Antiracista e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
A advogada e mestre em direito político e econômico pelo Mackenzie confidencia para Tas que já foi contra as cotas raciais. “Eu achava que as cotas queriam dizer que eu não tinha condições de passar no vestibular, e eu pensava: “eu posso e vou entrar na faculdade”. Quando entrei no Mackenzie e vi que de 80 alunos somente três eram negros, pensei: “tem um problema aqui. A gente precisa de política pública para inserir a juventude negra”, diz.
 
Na entrevista, Tamires, que também é pesquisadora na área de segurança pública, justiça criminal, racismo estrutural e genocídio da população negra, fala sobre a importância da mãe quando precisou passar por um tratamento de câncer. “Fui diagnosticada com câncer no ovário em 2018 (...) fiz cirurgia, quimioterapia e meu cabelo caiu completamente. Falei: “não vou sair de casa nunca mais”. Minha mãe falou que ia comprar pão e voltou careca. E me disse: “tá vendo, isso é somente um cabelo, ele vai crescer” (...) essa é minha mãe, ela fala que podemos enfrentar e vencer qualquer coisa, que os sonhos podem se realizar”, enfatiza.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato