Edney Silvestre conta no 'Globo Repórter' a história que os livros não trazem sobre Valença, sua cidade natal

Divulgação Globo

O Vale do Café, região que, segundo os livros de História, moveu a economia do país no século XIX, está diferente. Além de apontar para as novas fontes de geração de renda do local, o 'Globo Repórter', desta sexta-feira, dia 8, capitaneado por Edney Silvestre, volta ao passado para desfiar o legado construído e deixado pela mão de obra escravizada. Segundo dados apresentados no programa, o Vale do Café é a região do Brasil que recebeu o maior número de escravizados, por conta da demanda nas plantações, e chegou a ter 70% de sua população formada por eles. 

“A contribuição dos escravizados para a riqueza e esplendor do Vale do Café ficou - e ainda está, em grande parte - escondida dos livros de História. Tentamos mostrar um tanto disso no ‘Globo Repórter’. Ainda é pouco. O tema pede e merece muitos outros programas”, contou o jornalista, que é natural de Valença, e se surpreendeu com a própria apuração: “Descobri que a praça onde eu, criança, brincava inocentemente com meus pais e meus irmãos, ao lado da catedral de Valença, no século XIX era um mercado onde vendiam seres humanos escravizados”.

Dar visibilidade aos feitos pela população negra e protagonismo a quem lutou por liberdade é uma missão encampada por professores de História negros como Silvana Nunes e Antonio Carlos da Silva. Ela apresenta ao seus alunos quem foi ‘Mariana Crioula’, liderança local, e ele fez do Vale do Café tema de seus estudos da graduação ao pós-doutorado. “Ela era uma heroína, lutou contra aquele sistema. Precisamos entender que mulher é essa, que força essa mulher tem. Mariana, pra mim, é essa pioneira, essa que nos fortaleceu enquanto Mulheres Pretas do Vale do Paraíba. Eu sempre digo que ela está aí. Eu quero mostrar para os meus alunos negros que a gente não é só coisa, que a gente está aqui só pra servir, que a gente também é protagonista de alguma história”, defende ela.

O tema do programa foi sugerido pelo próprio Edney Silvestre, que ainda se dedicou a mostrar para onde aponta o futuro de Valença. A cidade se tornou destino de gente que investe numa forma menos agressiva de plantar café, na produção de cachaça, na criação de búfalas, cujo leite produz queijos e sorvetes artesanais. Um parque ecológico com inspiração em Inhotim também é destacado no programa.

“O Vale do Café e sua história são fascinantes e acreditei que tinha chegado o momento de falar deles. Propus a pauta e lá fomos nós. Foram três meses circulando por lá”, conta o jornalista, que apesar de não morar mais na cidade, nunca deixou de reverenciá-la: “Está presente na minha memória desde sempre, inclusive em alguns de meus romances”, reforça o repórter.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na próxima sexta-feira, 8 de abril, após o ‘BBB22’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato