'Conversa com Bial' coloca o urbanismo em pauta e discute o desenvolvimento das cidades

Divulgação Globo

No 'Conversa com Bial' de hoje, dia 25, Pedro Bial recebe o arquiteto e urbanista Sergio Magalhães, que lança o livro “Reinvenção da Cidade: Interação, Equidade, Planeta”, e o jornalista Raul Juste Lores, autor de “São Paulo nas Alturas: a revolução modernista da arquitetura e do mercado imobiliário nos anos 1950 e 1960” – indicado ao Prêmio Jabuti de Artes pelo título -, para uma conversa sobre a construção e reinvenção das cidades, e a relação disso com aspectos econômicos, sociais e ambientais do país.
 
A produção do programa levou Raul para uma visita ao centro de São Paulo para uma análise da atual situação, pós-pandemia. Raul acredita o espaço sofreu uma ressignificação, sobretudo porque muitas empresas saíram da cidade, e ela acabou sendo ocupada por repartições públicas. Como resultado, agravado pelo home office, outros empreendimentos que se beneficiavam dos antigos negócios, como restaurantes, também acabaram fechando. Ele acredita que a recuperação da cidade exigirá investimento, esforço e carinho.
 
Sergio, por sua vez, faz um resgate da história sobre o desenvolvimento das cidades: “Acho que a questão ideológica se construiu a partir do Movimento Moderno, ao longo do século 20, de achar que as cidades existentes não eram boas o suficiente, e que deveríamos construir novas. Um exemplo disso é de 1925, do grande arquiteto Le Corbusier, que pensou em construir no centro da cidade de Paris uma cidade nova”. “Essa ideia de que a cidade existente não valia nada esteve conectada ao desenvolvimento da indústria automobilística e da perda do transporte sobre trilhos, que estruturavam as cidades até então. Sobre trilhos como trens, no caso do Rio de Janeiro e de algumas grandes cidades, e de bondes. O automóvel e o ônibus são muito mais flexíveis, e se espalham pelas cidades com muito mais facilidade em áreas sem infraestrutura, e isso foi muito incentivado”, continua.
 
Sergio conclui o pensamento explicando que as cidades perderam densidade demográfica de forma expressiva nos últimos 50, 60 anos: “Até o final dos anos 2030, nós teremos estabilidade demográfica. No entanto, as cidades continuam se expandindo com a mesma população, isto é, estamos tirando população das áreas consolidadas e levando para áreas distantes, em geral sem infraestrutura e com muita miséria”, finaliza.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato