TV Brasil comemora Dia do Circo com exibição de série documental

Divulgação

Para festejar o Dia do Circo, celebrado neste domingo, 27 de março, e homenagear os profissionais da arte circense, a TV Brasil apresenta os dois primeiros episódios da série original Circos, em sequência, a partir das 18h.

Com emoção e sensibilidade, a produção documental da emissora pública revela o fascinante universo do picadeiro. A proposta é desvendar os mistérios e segredos dos números de palhaçaria, ilusionismo, acrobacia, equilibrismo e malabarismo.

Realizado em quatro episódios, o programa combina entrevistas e performances para destacar o maior espetáculo da Terra às novas gerações e entreter a família com a diversão e a alegria do encanto proporcionado por esse ambiente mágico.

A ideia do seriado é mostrar as mais diversas formas dessa manifestação artística. O seriado apresenta um olhar sobre os aspectos que caracterizam o circo tradicional, passando pelos shows de rua até a reinvenção desse patrimônio cultural.

Entrevistados ilustres

Artistas e pesquisadores abordam o atual momento do circo no país, destacam sua importância, analisam a influência em outras artes e explicam o poder transformador. Os convidados também falam sobre a rotina profissional bem como a beleza da arte circense e o papel do circo na sociedade.

Astros consagrados nos palcos e novos talentos do picadeiro costuram o roteiro do seriado com uma abordagem sensível sobre a vivência circense. Jovens e veteranos abrem o coração nas entrevistas para a equipe da TV Brasil, contam suas trajetórias, revelam bastidores e ressaltam a magia das apresentações.

A produção própria do canal público reúne personalidades como o veterano Dedé Santana e o experiente Marcos Frota. A série Circos também traz o depoimento da pesquisadora Verônica Tamaoki, do ilusionista Issao Imamura e dos palhaços Fernando Sampaio, Marcos Casuo e Lu Lopes, entre outros nomes do meio.

Arte milenar que sempre encantou as pessoas em todo o mundo, o circo enfrenta desafios constantes como a concorrência com novas formas de entretenimento, a proibição do uso de animais, a busca por mais incentivos públicos e a luta por espaços principalmente nos grandes centros.

Os trabalhadores apaixonados pela cultura circense ratificam essa perspectiva, mas ampliam o horizonte em suas falas e sugerem novas dimensões do alcance dessa arte. Apesar das dificuldades, todos carregam a certeza de que o universo lúdico e deslumbrante do circo nunca morrerá.

Palhaçaria é tema da abertura

Há quem diga que um circo sem palhaço não é circo. Por isso, o primeiro episódio da série da TV Brasil não poderia ter outro protagonista. A viagem por esse mundo de encantamento mescla depoimentos e performances de grandes nomes como Dedé Santana, Lu Lopes, Fran Marinho, Fernando Sampaio e Marcos Casuo.

Os entrevistados refletem sobre a arte de fazer sorrir com muita sensibilidade, intimismo e alegria. Eles recordam o ingresso na profissão e analisam temas como a relação entre a tristeza e o palhaço, a cura através do riso, as mulheres palhaças, o poder da máscara e o papel fundamental do palhaço no circo e na sociedade.

Durante essa primeira edição da série Circos, a emissora pública oferece à plateia de casa divertidos números com atrações como Circo do Asfalto, Universo Casuo, Circo dos Sonhos, La Mínima e Palhaça Rubra entre outros personagens.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato