'Profissão Repórter’ desta terça-feira faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Divulgação Globo

O 'Profissão Repórter' desta terça-feira será voltado à força feminina. No Dia Internacional da Mulher, o programa conta histórias de mulheres que trabalham para defender e transformar vidas. Como as guardas municipais do projeto Guardiã Maria da Penha, em Barueri, na Grande São Paulo, que têm a missão de manter homens agressores distantes de suas vítimas e garantir que as medidas protetivas sejam respeitadas. Diariamente elas vão às casas de mães de famílias que sofrem perseguições de seus ex-companheiros que não aceitaram o término do relacionamento. Elas conversam, avaliam o risco de novos ataques e repassam as informações ao Ministério Público e a outros órgãos de segurança.
 
Os repórteres de Gabi Vilaça e Guilherme Belarmino acompanharam os plantões das guardas municipais nas visitas e ouviu as histórias das vítimas. Uma das mulheres atendidas pelo projeto teve que instalar câmeras de segurança dentro da própria casa para inibir a ação do ex-companheiro. O agressor foi preso depois de ser filmado atacando a ex-esposa com um pedaço de pau. 
 
Na Zona Oeste de São Paulo, mais precisamente na comunidade de Jardim d‘Abril, a pernambucana Claudete Cordeiro, de 49 anos, tem dias agitados. Ela lidera uma rede de mulheres responsáveis por um ponto de distribuição de marmitas, onde cada uma contribui com o que pode para ajudar famílias carentes e pessoas em situação de rua durante a pandemia. “Antes os problemas eram de urbanização. Com a pandemia, vi muita gente passando necessidade, aí comecei a ir atrás de refeições e cestas básicas para as famílias', conta Claudete, em entrevista aos repórteres Milena Rocha e Chico Bahia. 
 
Por fim, a reportagem de Sara Pavani encontrou artistas que mesmo sendo de gerações diferentes compartilham a mesma luta: liberdade e direitos das mulheres. Com apenas 18 anos, MC Soffia celebrou a maioridade em cima do palco e agora saboreia seu primeiro sucesso, “Minha Pretinha”. Já a atriz Zezé Motta completou 54 anos de carreira, consagrada como um dos grandes talentos do nosso país: fez 55 filmes, lançou 13 discos e atuou em 35 novelas. Com a ajuda das duas, o programa traça uma linha do tempo da luta feminista.  
 
O 'Profissão Repórter' desta terça-feira começa logo após o ‘Big Brother Brasil’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato