History e History2 exibem documentário sobre fazenda em SP onde crianças negras foram exploradas e vítimas de experimentos eugênicos

Divulgação

No dia 18 de março, o Governo do Estado do São Paulo publicou no Diário Oficial o tombamento da Fazenda Cruzeiro do Sul, como Patrimônio Histórico e Cultural. Segundo a resolução do tombamento, o local é um exemplar do pensamento autoritário e higienista da sociedade brasileira dos anos 30 e 40, com ideais segregacionistas e preconceituosos. A propriedade, onde foram encontrados tijolos e outros objetos marcados com suásticas nazistas, é tema do documentário Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, atração desta semana dos canais History2 e History.

Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2017, Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil acompanha a pesquisa do historiador Sidney Aguilar, a partir da descoberta dos símbolos nazistas. A investigação revela uma descoberta assustadora: durante aos anos 1930, 50 meninos negros e afrodescendentes foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para essa fazenda. No local, foram vítimas de experimentos eugênicos.

Dirigido por Belisário Franca, o documentário explora como uma nação mestiça absorveu o eugenismo, ao ponto de negar seu passado multirracial, buscando alcançar um padrão estético europeu.  

O History2 exibe Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil nesta sexta-feira, dia 25/3, às 18h30. Já o History, no domingo, 27, às 21h50.

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (Idem, 2016, BRA)
Gênero: documentário
Direção: Belisário Franca
Elenco: Argemiro Santos, Aloísio da Silva, Sidney Aguilar Filho
Classificação Indicativa: 10

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato