'Esporte Espetacular' mostra a participação das vedetes na história do futebol feminino no Brasil

Divulgação Globo

Se hoje o futebol feminino é uma realidade no país, com a seleção brasileira participando dos principais campeonatos do mundo e as mulheres disputando competições oficiais desde as categorias de base até o profissional, na década de 1950 a realidade era bem diferente. O 'Esporte Espetacular' deste domingo, dia 20, viaja ao fim desta década que ficou marcada pelo pioneirismo e ruptura de paradigmas. No intuito de arrecadar fundos para o Retiro dos Artistas, as vedetes – atrizes e cantoras que se apresentavam e eram protagonistas de espetáculos em teatros e casas noturnas –, reuniram-se para organizar amistosos entre equipes de Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, tal ideia precisou de muita luta para ser colocada em prática. 
 
O futebol feminino era proibido no Brasil naquela época. Principal entidade do futebol nacional naquele período, a Confederação Brasileira de Desportos também se posicionou contrária às partidas. Nada foi capaz de impedi-las, nem mesmo uma ameaça da polícia. O repórter André Gallindo encontrou com personagens que fizeram parte deste movimento que acabou entrando para a história. Entre elas, a cantora Conchita Mascarenhas, que era a capitã do time carioca. Uma liminar na Justiça deu o direito de as vedetes entrarem em campo no Pacaembu e no Maracanã.
 
No programa deste domingo também dois convidados estarão no estúdio, ao vivo. Fernando Fernandes, novo apresentador do ‘No Limite’, tomará um café da manhã com Barbara Coelho e Lucas Gutierrez e irá relembrar a época em que tinha um quadro dentro do ‘Esporte Espetacular’. Além disso, comentará uma reportagem de Joanna de Assis sobre o também cadeirante Leandro Badi, que ficou paraplégico em 2010 e oito anos depois se tornou um dos responsáveis pela criação do Instituto Faca na Cadeira, voltado a promover práticas esportivas a pessoas com deficiência física. O outro convidado será o humorista Marco Luque, que estará no programa para falar sobre Chico Anysio. Na próxima quarta-feira, dia 23, completa uma década da morte de um dos expoentes do humor no Brasil, responsável pela criação de centenas de personagens. O apresentador Lucas Gutierrez preparou, inclusive, uma homenagem recordando as vezes na carreira em que o esporte fez parte da vida de Chico Anysio.
 
O ‘Esporte Espetacular’ deste domingo começa logo depois do ‘Auto Esporte’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato