Canal Arte1 estreia série 'Arte Indígena Contemporânea' nesta quinta-feira

Divulgação

Nesta quinta-feira (10/3), às 22h30, o canal Arte1 estreia "Arte Indígena Contemporânea". A série, com oito episódios de 30 minutos cada um, tem patrocínio do Instituto Cultural Vale. Com a série, o Arte1 e o Instituto Cultural Vale dão sequência a uma parceria iniciada no ano passado, que viabilizou a inédita transmissão das mesas da Flip na TV.

Cada episódio de “Arte Indígena Contemporânea” é dedicado à história e ao processo criativo de um artista expoente da cena atual. Entre os contemplados está o biólogo e artista Emerson Munduruku, que incorpora a persona de Uýra Sodoma em suas performances artísticas. Uýra é sua forma de reivindicar o próprio corpo trans. Registros de performances suas integraram a 34ª Bienal de Arte de São Paulo, em 2021, que também contou com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Outra artista presente na série é Duhigó Tukano, que no ano passado tornou-se a primeira indígena amazonense a ter uma obra pertencente ao acervo do Masp. Sua tela “Rede Macaco”, de 2019, retrata o ritual de nascimento de um bebê do povo tukano, no interior de uma maloca.

Com a série “Arte Indígena Contemporânea”, o canal Arte1 tem a intenção de colaborar com um movimento recente e necessário, que envolve instituições de arte do mundo todo, de reparação histórica e reconhecimento de expressões artísticas que foram negligenciadas e silenciadas ao longo de séculos.

Na estreia, nesta quinta-feira, o assinante confere o episódio com a artista visual Carmézia Emiliano (foto). Da etnia macuxi, ela começou a pintar graças ao amigo poeta Eliakin Rufino, que lhe deu a primeira tela em branco. À beira do Lago Caracanaã, na Normandia, no Estado de Roraima, Carmézia relembra esse início da trajetória nas artes e conta como retrata suas tradições nas obras, principalmente a relação de seu povo com as águas. Carmézia, que hoje mora em Boa Vista, foi madrinha da primeira exposição de Jaider Esbell, protagonista na luta pelo reconhecimento da arte indígena e que nos deixou no ano passado.

Toda quinta-feira, às 22h30, o canal Arte1 vai apresentar um episódio inédito.

Arte Indígena Contemporânea:
Estreia, quinta-feira (10/3), às 22h30
Reapresentações: 11/3 às 17h30, 12/3 às 8h30 e 15/3 às 11h30 e 21h

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato