TV Brasil consolida quinto lugar na audiência em janeiro

Divulgação

A TV Brasil se estabelece como a quinta emissora mais assistida do país em janeiro, pelo segundo mês consecutivo. Com estreias e novidades na programação de verão, o canal manteve bons índices de audiência * no início de 2022 no Painel Nacional de Televisão (PNT).

Em dezembro de 2021, com as afiliadas que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a TV Brasil já havia alcançado a melhor posição da história com a conquista do quinto melhor lugar nos mercados medidos pela Kantar Ibope Media.

Já no mês de janeiro, mais de 18,3 milhões de telespectadores únicos acompanharam os conteúdos da TV Brasil. O universo considera a atuação em apenas 15 praças (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Distrito Federal, Goiânia, Campinas, Belém, Vitória, Manaus e Florianópolis).

O desempenho confirma o interesse na qualidade da programação e a importância do canal público que tem variadas atrações infantis, transmissões esportivas, séries, filmes, documentários e jornalismo com informação e credibilidade. A TV Brasil integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao lado de veículos como a Rádio Nacional, a Rádio MEC e a Agência Brasil.

Destaques da grade

A novela "A Escrava Isaura" é uma das principais atrações do verão. No ar desde janeiro, o folhetim abre a faixa nobre da programação da TV Brasil mais cedo, às 20h. A trama é apresentada de segunda a sábado, com reexibição na madrugada, à 0h45. A obra tem compacto semanal aos domingos, às 20h30.

Além da janela na telinha, os capítulos ainda podem ser assistidos no aplicativo TV Brasil Play. Sucesso da dramaturgia, a produção de 2004 acompanha os desafios da escrava Isaura, personagem interpretada por Bianca Rinaldi, para lidar com as maldades do cruel Leôncio, papel de Leopoldo Pacheco.

O clássico internacional Guerra e Paz é mais um destaque da teledramaturgia que o canal exibe em uma dobradinha com a histórica série brasileira Águias de Fogo. Com episódios semanais, os seriados comovem os telespectadores às quartas, a partir das 22h30.

A nova temporada do Sem Censura traz convidados para entrevistas com a jornalista Marina Machado às segundas, em novo horário, mais cedo, às 21h. O bate-papo de qualidade alia informação e opinião. Com apresentação leve e ágil, o programa ainda conta com debatedores convidados. A produção é marcada por fontes confiáveis, debates francos, temas úteis e variados, além da interação com o público.

Outra atração semanal é o Canto e Sabor do Brasil, programa que combina música e culinária nas manhãs de domingo, às 11h. O apresentador Paulinho del Ribeiro recebe talentos da música sertaneja que resgatam clássicos caipiras enquanto saboreiam pratos tradicionais do interior preparados por ele.

Documentários ambientais

As séries documentais também têm espaço garantido da programação de verão da emissora pública. No ar de terça a sexta, às 21h, logo após as edições inéditas de "A Escrava Isaura", o programa Brasil Visto de Cima abre a sessão de seriados.

A produção visita os lugares mais famosos do país, considerados cartões postais, mas também revela as maravilhas de pontos espetaculares e ainda desconhecidos pela maioria dos brasileiros. Com imagens aéreas de tirar o fôlego, a série traça um olhar de norte a sul sobre o território nacional.

Em seguida, às 21h30, a cada dia da semana a TV Brasil traz uma produção com espécies curiosas da fauna e da flora. Os documentários internacionais ajudam o telespectador a descobrir a biodiversidade do planeta e a conhecer as maravilhas da natureza selvagem.

O conjunto de ecossistemas nacionais é o tema da série Nossos Biomas, produção original da emissora que está no ar aos domingos, às 19h, desde o final de janeiro. A jornada ressalta belezas do meio ambiente e paisagens deslumbrantes de espaços que abrigam seres típicos do país. O seriado percorre regiões de Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Caatinga, Amazônia e Cerrado.

Cinema e produções infantis

A sétima arte tem exibição diária na TV Brasil. A faixa Cine Retrô, com sucessos do cinema nacional, é apresentada às segundas, às 22h, às terças e quintas, às 22h30, e aos sábados, mais cedo, às 18h. A sessão resgata clássicos de personalidades como Amácio Mazzaropi, Grande Otelo, Ankito e Dercy Gonçalves. As comédias da filmografia de Os Trapalhões são o destaque de domingo, às 16h.

Os fãs de cinema ainda podem conferir grandes obras brasileiras no Cine Nacional, às sextas, às 22h30. Filmes para todas as idades prometem emocionar crianças, jovens e adultos na Sessão Família, de domingo a sexta, às 14h, com ênfase em animações e produções infantis.

Aliás, a garotada tem a manhã toda dedicada a desenhos e séries na TV Brasil Animada, a partir das 8h15. Os pequenos podem se divertir com as histórias de Peixonauta e O Show da Luna!, entre outras historinhas.

Produção querida pela garotada, o seriado infantil Detetives do Prédio Azul mostra as aventuras do trio de investigadores mirins, às 11h, e às 13h30. A turminha miúda pode tomar gosto pela culinária no programa Tem Criança na Cozinha, antes do almoço, às 11h30. A galerinha coloca a mão na massa para aprender receitas divertidas. Outro sucesso entre os jovens é a série Bugados, às 13h.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato