Série da TV Brasil revela paisagens do Pampa neste domingo

Divulgação

A produção documental Nossos Biomas apresenta o Pampa na terceira edição inédita que vai ao ar neste domingo (13), às 19h, na TV Brasil. Para mostrar a fauna e flora características da região, o programa faz uma visita ao Rio Grande do Sul. A série original sobrevoa o estado e exibe imagens aéreas exclusivas.

O Pampa gaúcho é morada para mais de 100 espécies de mamíferos e de 400 espécies de aves. Entre os animais que procriam na área estão seres como tatus, guaraxains e veados, além de pássaros como pica-paus, caturritas e anus-pretos bem como dezenas de peixes nos lagos e rios locais.

Em relação às plantas, cerca de 3.500 espécies existem nesta região. O Pampa reúne aspectos que o diferenciam dos demais biomas encontrados no território nacional com planícies e colinas cobertas de gramíneas, como o capim-mimoso. O clima temperado é reconhecido pela grande variação sazonal. Durante os invernos rigorosos podem ocorrer geadas e até a eventual precipitação de neve

Bioma de tríplice fronteira, o Pampa abrange também países vizinhos como Uruguai e Argentina. O subsolo contempla um dos maiores reservatórios de água doce do mundo, o Aquífero Guarani. O ambiente se destaca pela natureza selvagem que convive com a presença humana há séculos.    

A vegetação é formada por plantas rasteiras e poucas árvores e arbustos identificados nas redondezas de cursos d'água. Essa peculiaridade se deve às queimadas naturais vindas do Cerrado. Essa condição natural impede que o Pampa seja propício para a cobertura territorial com árvores de grande porte.

Arenoso em virtude da origem em rochas sedimentares, o solo é frágil e pode se encontrar suscetível a intempéries a partir de erosões hídricas e eólicas. A vegetação é adaptada a tal estado e por isso consiste em herbáceas, uma vez que as árvores de porte maior exigem solo rico e nutritivo para sustentar as densas matas. A agricultura é presente na área com o cultivo de arroz, trigo, uva, milho e soja.

Com um panorama sobre o bioma característico do Rio Grande do Sul, o terceiro documentário do seriado produzido pela equipe da TV Brasil teve direção de Maíra de Assis.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato