Divulgação |
Neste sábado (12), a edição inédita do Ciência é Tudo celebra o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência e destaca os 100 anos da primeira transmissão de rádio no país. Com uma viagem pelo universo científico e da tecnologia, a atração da TV Brasil vai ao ar às 9h30.
Comemorado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas para dar visibilidade ao papel feminino e suas contribuições fundamentais nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. Durante o episódio, o programa da emissora pública apresentado por Waldecir de Oliveira mostra os desafios e conquistas das mulheres nas carreiras da Ciência.
A edição de sábado traz também um panorama sobre a radiofonia no Brasil, 100 anos após a primeira transmissão. Revolucionário quando foi lançado, ainda hoje o rádio segue como um importante meio de comunicação para a sociedade, somando mais de 10 mil emissoras AM e FM ativas no país.
Ainda sobre o tema da comunicação, o Ciência é Tudo dessa semana investiga como funciona a troca de informações entre os animais. A ciência tem avançado a passos largos para decifrar essa interação entre os bichos e já identificou que alguns deles são capazes de transmitir mensagens com grande precisão.
Ao longo da edição, o público também pode conferir uma reportagem especial sobre planetários e conhecer a Rede Nacional de Vigilância de Vírus em Animais Silvestres (Rede Previr) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Tags
Programação