Reprodução |
O deserto do Atacama, no Chile, possui alguns dos cenários mais lindos do mundo. Porém, no fim do ano passado, imagens da região chamaram a atenção e não foram pela beleza natural. Mais de 50 toneladas de roupas velhas, doadas ou jogadas fora por pessoas de vários lugares do planeta foram despejadas de forma ilegal e transformaram o local em um grande depósito de lixo. A “moda descartável” e suas consequências entraram no centro do debate sobre o consumo desenfreado e letal para o futuro. No 'Fantástico' deste domingo, dia 13, a repórter Tábata Poline mostra os impactos socioambientais causados por este descarte de forma inapropriada.
A matéria especial mostra, inclusive, que existe uma divisão de eixos entre essas roupas descartadas. Produtos jogados fora no pré-consumo – que viram lixo antes mesmo de serem comercializadas, seja por defeito de fabricação ou por uma produção acima do necessário –, e também no pós-consumo. No entanto, a situação no Atacama não é isolada, o que causa ainda mais preocupação em relação ao assunto. No continente africano, Gana, por exemplo, tem recebido por semana até 15 milhões de peças descartadas pelo mercado de roupas. Uma das missões desta reportagem é mostrar quais os procedimentos corretos a serem tomados para evitar o desperdício e qual é a melhor forma de descarte. Paralelamente a este problema, a moda sustentável, ou reutilizável, vem crescendo a cada ano e tem recebido apoio de diversas empresas no mundo que pensam na produção desde a matéria-prima até o descarte.
Outra beleza natural sul-americana impactada pelo descaso humano por décadas será tema da reportagem de Sonia Bridi. Depois de levar a exposição "Amazônia" para algumas das principais cidades do mundo, como Nova Iorque, Londres e Paris, o fotógrafo Sebastião Salgado traz este acervo de imagens pela primeira vez ao Brasil. Mais de 200 fotos em preto e branco, tiradas por ele ao longo de mais de sete anos de expedições feitas pela região, serão expostas no Sesc Pompeia, em São Paulo. A inauguração acontece na segunda-feira, dia 14. No 'Fantástico' deste domingo, dia 13, ele conta detalhes do projeto, mostrando um lado pouco visto desse já fragilizado ecossistema.
Apresentado por Poliana Abritta e Maria Júlia Coutinho, o 'Fantástico' deste domingo, dia 13, começa logo depois do ‘Domingão com Huck’.
Tags
Programação