Diferenças geracionais e de orientação sexual marcam chegada do podcast 'E aí Gay?' ao catálogo do Globoplay

Divulgação Gustavo Delgado

Perto de completar dois anos de existência, e com mais de 150 episódios publicados, o podcast E Aí Gay? passa a integrar o catálogo do Globoplay. Apresentado pelos jornalistas Felipe Dantas, Thiago Theodoro e pelo publicitário Paulo Corrêa, o projeto surgiu logo no início da pandemia, justamente como forma de aproveitar o tempo livre em casa para dividir com o público conversas pessoais sobre como as diferenças geracionais entre pessoas gays poderia levar à comportamentos tão distintos. Em princípio, o podcast foi criado por Thiago e Dantas, que possuem 10 anos de diferença entre si. Ao longo da temporada, Paulo passou a integrar a bancada ampliando as conversas e reflexões para as diversidades de raça e de orientação sexual, alcançando novos públicos que se identificam com a pluralidade que os três transbordam a partir de assuntos do dia a dia, fofocas e tendências do momento.    
"Criamos o ‘E aí Gay?’ no intuito de falar sobre vivências LGBTQIA+ e destacar essas diferenças geracionais, sempre casando com o que a gente consome de cultura pop e entretenimento e, também, como cada um absorve tudo isso de formas diferentes. Então, em 2021, o Paulo chegou, preto e bissexual, e agregou muito mais às nossas conversas, trazendo uma nova perspectiva”, comenta o podcaster e editor Dantas. As conversas se pautam a partir de exemplos com base em suas próprias histórias e jornadas.   
 
Em alguns episódios, o trio traz convidados para abordar assuntos que perpassam suas experiências pessoais, proporcionando amplitude na representatividade das abordagens. “Qualquer tema que a gente abordar no podcast vai ser naturalmente atravessado pelas nossas vivências enquanto pessoas LGBTQIAP+ e, por isso mesmo, sabemos o tamanho da responsabilidade ao falar sobre o que vivemos. Também não perdemos de vista que as nossas experiências não são únicas e muito menos definitivas do que é ser LGBTQIAP+ no Brasil. Nos mantemos abertos para ouvir sobre todas as realidades da sigla”, explica Thiago Theodoro.   
 
Além de falarem sobre assuntos mais sérios que atravessam a vida de pessoas LGBTQIAP+, também usam o espaço para se divertirem.  De acordo com eles, o podcast é “um pouco de lacre, um pouco de informação. Muitos ouvintes relatam que se sentem sentados em uma roda de amigos e, inclusive, à vontade para compartilhar as visões deles conosco. É uma via de mão dupla, a gente compartilha vivências, traz pautas legais, relevantes e eles se sentem parte disso tudo, querendo sempre interagir, somar nas opiniões ou simplesmente agradecer a companhia na hora de lavar louça (risos)”, completa Paulo Corrêa. 
 
O podcast ‘E Aí Gay?’ é apresentado por Felipe Dantas, Thiago Theodoro e Paulo Corrêa. Publicado semanalmente às terças e sextas, está disponível no Globoplay (ouça aqui) e nas principais plataformas de áudio.  
   
ENTREVISTA  

Como surgiu a ideia de fazer o podcast? E há quanto tempo vocês estão nessa jornada juntos?  
Felipe Dantas: A gente decidiu criar o E aí Gay? logo no comecinho da pandemia. Eu e o Thiago trabalhamos juntos desde 2018, gravando podcasts com ele apresentando e eu captando o áudio. Durante as gravações presenciais, sempre aproveitamos antes e depois para conversar sobre a vida e nossas experiências como dois homens gays na vida amorosa, pessoal, etc. Foi aí que percebemos que os dez anos de diferença entre a gente significava muito em como cada um de nós vive as mesmas coisas. As experiências eram diferentes, mesmo sendo os mesmos assuntos. Então, quando veio a pandemia, tivemos a ideia de aproveitar o tempo em casa para transformar essas conversas em podcasts. Criamos o E aí Gay? no intuito de falar sobre vivências LGBTQIA+ e destacar essas diferenças geracionais, sempre casando com o que a gente consome de cultura pop e entretenimento e, também, como cada um absorve tudo isso de formas diferentes. Então, em 2021, o Paulo chegou, preto e bissexual, e agregou muito mais às nossas conversas, trazendo uma nova perspectiva. Agora somos um "trisal"  (risos), falando sobre amor, família, frustrações, dramas e cultura pop com três interpretações únicas. O podcast completará dois anos agora em maio de 2022. Antes do lançamento, tivemos vários pilotos, ideias de nomes para o programa e decidimos gravar o programa oficial quando o “Chromatica” da Lady Gaga foi lançado. Ouvimos o álbum de madrugada, gravamos de manhã e soltamos no horário de almoço no susto.  
 
Na visão de vocês, quais são os principais diferenciais do ‘E aí Gay’?  
Thiago Theodoro: O podcast consegue falar dos dilemas da vida adulta de forma leve e descontraída. Para a nossa audiência, amar, trabalhar, fazer amigos, lidar com a família (um assunto delicado para muitos na nossa comunidade) são temas extremamente desafiadores. E a gente consegue falar disso, dividindo nossas experiências e interagindo com a audiência nas redes sociais. Também não perdemos de vista o que está rolando no mundo pop, muitas vezes, usando isso como gancho para falar da vida.  
 
Teve algum episódio, em especial, que foi marcante para cada um de vocês? Se sim, por quê?  
Paulo Corrêa: Tenho vários episódios que amei e estão no meu coração, mas o “#128 - Happy Hour das Bi” realmente mudou muita coisa para mim. O episódio foi em homenagem ao dia da visibilidade bissexual e trouxemos 3 convidades pra falar de suas vivências. Nele, eu dei ideia de mexer até mesmo na logo do podcast (E aí, bi?) e o resultado foi um episódio tocante e que cumpriu seu objetivo de “acolher”, “abraçar” e “se conhecer melhor”, como disseram os próprios ouvintes por DMs e menções.  

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato