''CNN Produções Especiais'' conta os segredos da Grécia Antiga

Divulgação

O Museu Arqueológico de Atenas é o destino do ''CNN Produções Especiais'' deste sábado, dia 05 de fevereiro, às 12h30. O programa visita um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo, com coleções e obras de arte do começo da civilização grega até o fim da era romanizada. As peças dão indicações de como a  Grécia Antiga ficou conhecida como berço da política, fundou os conceitos de cidadania e democracia e influenciou a língua, as ciências, as artes, a educação e a filosofia. 

O episódio “Os segredos do museu: Atenas” mostra por que a Grécia foi a base cultural da civilização ocidental e como o país obteve sucesso em tantos campos, inclusive na defesa de suas fronteiras, mesmo lutando contra inimigos mais poderosos. Por exemplo, Atenas conseguiu repelir o exército gigantesco de Xerxes, o rei da Pérsia, dono do maior império daquela época. 

Descobertas arqueológicas da época dos grandes confrontos em solo grego revelam que as armaduras de bronze não eram as mais resistentes para o campo de batalha. O imperador Alexandre, O Grande, por exemplo, usava armaduras de linho, que surpreendentemente, protegiam muito mais. 

Objetos expostos no Museu mostram que por trás de uma lenda pode existir uma realidade. Um exemplo é o Minotauro, criatura da mitologia grega representada por um homem com a cabeça de touro vivendo num labirinto, que faz lembrar a existência de uma civilização para a qual o touro era um animal sagrado.

O programa também encontra um relógio capaz de calcular o movimento dos planetas com exatidão e até mesmo prever eclipses. Os antigos acreditavam que o relógio era uma invenção de extraterrestres. 

O programa Produções Especiais é exibido aos sábados, às 21h45, pela CNN Brasil.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato