Burnout e a sociedade do cansaço é o tema do Linhas Cruzadas desta semana

Divulgação Thales de Lima do Nascimento

Nesta quinta-feira (17/02), o Linhas Cruzadas fala sobre o cansaço extremo causado pelo excesso de trabalho: Burnout. Essa exaustão, que acomete um a cada cinco brasileiros, tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens de até 30 anos. Suas causas e impactos na sociedade são debatidos por Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé a partir das 22h, na TV Cultura.

Na edição, o Burnout, caracterizado por sintomas de estresse como ansiedade, depressão, mudanças bruscas de humor e outros, desenvolvidos pelo trabalho excessivo, é relacionado aos Millennials, geração mais afetada pela síndrome. As motivações para os jovens estarem mais propensos a desenvolverem este esgotamento, são algumas das questões abordadas.
 
O livro Sociedade do Cansaço, do autor sul-coreano Byung-Chul Han, é levado ao debate. Para Pondé, a obra revela que a ideia de que "o céu é o limite", alimentada pelas promessas de que é possível se obter o sucesso, revelam a raiz social do problema, pois assim se gera uma busca incessante pelo êxito, que leva à exaustão.
 
O programa reflete ainda se a busca por esse êxito no ambiente profissional, não estaria atrelado a vida pessoal, uma vez que a sociedade relaciona a felicidade com a satisfação com o trabalho. Neste sentido, Thays Oyama apresenta a ideia da escritora Anne Helen: "talvez ninguém deva necessariamente trabalhar com aquilo que ama, escapando assim de uma lógica que pode estimular o Burnout".
 
A edição conta ainda com o depoimento da jornalista, Izabella Camargo, autora do livro Dá um Tempo!. Em sua participação, ela relata como o Burnout a levou a pedir licença da Globo, empresa em que trabalhava, para poder cuidar de sua saúde mental.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato