Assassinato do congolês Moïse provoca discussão sobre xenofodia e racismo no ''CNN Nosso Mundo''

Divulgação

O debate sobre racismo e xenofobia ganhou destaque após o brutal assassinato do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, no dia 24 de janeiro. O refugiado político negro, que vivia com  a família no Brasil desde 2011,  foi espancado por cinco homens depois de cobrar duas diárias atrasadas no quiosque onde trabalhava, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.  O ''CNN Nosso Mundo'' convida o advogado e professor de Direitos Humanos Thiago Amparo para falar sobre o tema, nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, às 22h30. Ele afirma que “refugiados e imigrantes negros sofrem uma dupla discriminação, não só pela sua origem, mas também pela sua raça e cor”.

Thiago Amparo é uma das principais vozes brasileiras contra o racismo e se destaca no debate público sobre diversidade e inclusão. Com mestrado e doutorado em Direitos Humanos pela Central European University de Budapeste, na Hungria, ele ocupou, em 2017,  o cargo de secretário-adjunto de direitos humanos e cidadania da prefeitura de São Paulo. 

Sob o comando dos apresentadoras Carol Nogueira, Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock, o “CNN Nosso Mundo” desta semana também discute outra tragédia que causa tristeza e indignação. O assassinato de um homem negro na porta de própria casa, por um vizinho que alega tê-lo confundido com um assaltante, coloca em evidência o racismo estrutural da sociedade. As duas tragédias levantaram discussões importantes no Brasil e no mundo sobre racismo, racismo estrutural e xenofobia, ocupando por vários dias os trending topics das redes sociais. “Esses dois casos trazem a mensagem de um grau elevado de desumanização da vítima”, explica Thiago. Segundo ele, a sociedade brasileira “que se vê como cordial, no sentido afetuoso e pacífico, esconde muitas violências historicamente”. No último fim de semana, foram realizadas manifestações em várias cidades brasileiras para pedir justiça em ambos os casos.

O programa ''CNN Nosso Mundo'' é exibido às sextas-feiras (22h30), pela CNN Brasil.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato