Divulgação |
O programa ''Pets Extraordinários'' deste sábado, 12 de fevereiro, às 23h, conta a história dos cães desde o lobo, que deu origem a todas as raças, até a variedade de tipos que alegram nossos dias atuais. E não se engane: por baixo do pêlo sedoso e dos chamegos com os humanos, todos eles guardam características dos seus ancestrais selvagens.
O programa explica por que, depois de milhares de anos de domesticação e seleção artificial comandada pelos humanos, os cães tornaram-se a espécie mais diversa e adaptável do planeta. E mostra, por exemplo, o que um chihuahua, um buldogue, um pastor alemão ou são bernardo têm em comum.
O episódio encanta ao contar algumas façanhas dos cães que tem como explicação características herdadas dos primeiros da espécie. É o caso de um pastor alemão que percorreu 650 quilômetros de volta para casa, devido ao sentimento de responsabilidade com a matilha. O programa analisa, ainda, as profundas transformações provocadas pela convivência conosco: os cães chegam a ter laços mais fortes com pessoas queridas do que com os próprios irmãos de espécie. Segundo pesquisadores, até mesmo a frequência cardíaca dos cachorros fica mais lenta quando eles estão com seus donos.
Uma grande curiosidade é que os cães falam a língua *“maternês”*: eles interpretam a entonação da voz e conseguem captar a mensagem, seja qual for o idioma. Mas isso não é lá uma grande novidade para quem ama e está acostumado a conversar todos os dias com seu cãozinho de estimação.
O programa ''Pets Extraordinários'' é exibido pela CNN Brasil, aos sábados, às 23h, com reapresentação no domingo, às 13h45.
Tags
Programação