Divulgação |
A Guigo TV, primeira TV por assinatura 100% online do Brasil, completou três anos em 2021 e acumula conquistas, mesmo com pouco tempo de mercado. A empresa, que tem como missão democratizar a TV paga, já é considerada hoje uma das melhores soluções de IPTV do Brasil, segundo pesquisa dos sites Canaltech e Oficina da Net, e projeta crescimento para 2022.
Em 2021, a Guigo TV trouxe 25 novos canais para o Line UP, elevando o portfólio para mais de 60 opções. Além disso, no mesmo ano, a empresa lançou uma solução para ISPs (Internet Service Provider) com o objetivo de ser a ponte entre os programadores e o mercado de provedores de internet.
O sucesso foi imediato, refletindo atualmente com um serviço que conta com parceiros de grande, médio e pequeno porte em todas as regiões do Brasil. Com isso, a Guigo possui uma inteligência de mercado capaz de combinar a comunicação entre o público final e o mercado B2B – através desse conhecimento, é possível entregar uma melhor experiência para o usuário.
De acordo com Renato Svirsky, fundador da Guigo TV, a empresa tem clientes espalhados por todo Brasil com uma maior concentração entre sudeste, centro-oeste e nordeste. “Os estados onde temos mais assinantes são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, respectivamente. É interessante escutar o cliente diretamente. São desses dados e da aproximação com o consumidor final que tiramos insights para trazer novos conteúdos e desenvolver estratégias que atendam às necessidades do mercado, como é o caso da solução para ISPs”, conta o executivo.
A democratização da TV por assinatura, tornando-a mais acessível, faz ainda mais sentido após o último levantamento da empresa. Em pesquisa com os usuários da plataforma, realizada no início de 2021, foi constatado que 60% do público pertence às classes sociais C e D. Além disso, a faixa-etária está entre 18 e 34 anos tendo uma maior porcentagem do gênero masculino: 51% contra 49% feminino. Porém, as mulheres são maioria quando o assunto é conteúdo de novelas. E 2021 foi um ano marcante para a Guigo TV no âmbito do universo noveleiro.
A empresa lançou um Catálogo de Novelas VOD (video on demand) totalmente dedicado às tramas latinas, sendo a primeira TV paga do Brasil a ter esse serviço. No mesmo ano, o VOD representou 28% da audiência total da Guigo, segundo dados da plataforma de novembro de 2021. Com isso, a IPTV foi indicada ao prêmio Troféu Estrela Latina na categoria “Destaque do Ano”.
O estudo também constatou que a mobilidade é um dos pontos fortes da Guigo. Os usuários dão mais relevância ao formato 100% online, que pode ser assistido em 10 plataformas diferentes, e ao preço acessível do que ao conteúdo em si. A empresa acredita que o caminho para o crescimento da TV ao vivo em 2022 é levar o conteúdo com qualidade, segurança, de forma legal e acessível, seguindo essa tendência dos novos hábitos de mobilidade do consumidor.
Aliada aos valores da empresa, outra bandeira que não deixa de ser levantada é a do combate à pirataria, enfrentando o desafio que é convencer o usuário final dos malefícios de canais piratas e das vantagens de consumir conteúdo legalizado.
Para 2022, além da inclusão de novos canais no Line Up, a expectativa da Guigo é dobrar o número de parceiros provedores de internet e investir em tecnologia para sempre aperfeiçoar a experiência do usuário. “Tudo isso irá refletir na melhor entrega do nosso serviço, no crescimento do atendimento, em novas parcerias de distribuição com os integradores e na chegada de novos assinantes”, completa Renato.