Divulgação |
O ''Aparecida Debate'' desta terça-feira (25/1), às 21h30, vai falar sobre uma nova modalidade de ensino que é motivo de discussão e polêmica entre especialistas da área. Para abordar sobre o tema Homeschooling — que na língua inglesa significa “educação escolar em casa” — o jornalista Eduardo Miranda vai conversar com dois convidados.
A produção da TV Aparecida explicará que, nessa modalidade, a criança e o adolescente não frequentam a escola tradicional; em vez disso, são educados em casa, geralmente pelos pais. Com o surgimento da pandemia do Coronavírus, o homeschooling passou a chamar mais atenção. Porém, essa prática ainda não é regulamentada no Brasil. O programa mostrará que para isso acontecer, o Congresso precisa aprovar um dos projetos de lei que estão em discussão na Câmara e no Senado, e que tratam justamente do assunto.
Entre as questões que o “Aparecida Debate” vai levantar sobre a educação domiciliar estão: o homeschooling tem mais pontos positivos ou negativos na educação de crianças e adolescentes? Os pais estão preparados para assumir essa responsabilidade? Essa modalidade resolve o problema do ensino no Brasil?
Para o debate, a produção vai contar com Angela Vidal Gandra da Silva Martins, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visitante e pesquisadora na Universidade de Harvard. É professora e faz parte da Academia Brasileira de Filosofia e Academia Paulista de Letras Jurídicas. Outro convidado é Vicente de Paula Faleiros, assistente social, especialista em gerontologia e planejamento, doutor em sociologia, professor emérito da Universidade de Brasília e ex-professor da Universidade Católica de Brasília. Pesquisador de políticas sociais, saúde mental e do núcleo de estudos da criança e do adolescente da Unb.
Aparecida Debate, terça-feira, às 21h30.
Tags
Programação