''CNN No Plural'' explica o que é nome social

Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, o CNN No Plural fala sobre a importância do nome social, principalmente para as pessoas transexuais e travestis. O programa explica como é feita a alteração do nome no registro de nascimento de forma administrativa, sem a necessidade de passar por um processo na justiça. Essa prática, autorizada no Brasil desde 2018, promove a identificação das pessoas com o nome pelo qual são chamadas e ajudam no reconhecimento da identidade de gênero. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN), no ano passado 1859 pessoas tiveram os nomes alterados no Brasil.

O programa na CNN Rádio e o quadro no “Prime Time” da CNN TV, serão exibidos na semana em que é celebrado o Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais no País. A data, 29 de janeiro, foi escolhida para marcar o dia, em 2004, do ato de lançamento da campanha “Travesti e Respeito''  no Congresso Nacional, em Brasília. O direito de ter registro do nome social, só foi conquistado 14 anos depois. 

Na CNN Rádio, os apresentadores Letícia Vidica, Thais Herédia e Sidney Rezende conversam com a advogada Amanda Souto Baliza, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB de Goiás,  coordenadora da Aliança Nacional LGBTI e da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Amanda é uma mulher trans, ativista dos direitos das LGBTI+.

 No Prime Time a repórter Isabella Faria entrevista Keila Simpson, presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Ela fala de um projeto que monitora e ajuda a garantir o direito à alteração do registro civil de pessoas trans, conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto “Eu Existo”,  uma parceria da Antra com o Instituto PRIOS de Políticas Públicas e Direitos Humanos, auxilia as pessoas com o processo administrativo para a alteração do nome.

Para dar um exemplo de empresa que mantém em seus quadros funcionários trans que alteraram o nome, a reportagem foi até a TIM. Lá, a repórter conversa com Adam Hito de Paula, homem trans que conseguiu, no ano passado, fazer a modificação, e com Ana Carolina, que está usando o nome social enquanto tramita o processo de retificação.

Na Casa Florescer, responsável pelo apoio e acolhimento às pessoas trans em processo de transição, a reportagem ouviu as histórias MiKael e Duda, que conseguiram alterar seus nomes.

''CNN no Plural'' é exibido às quartas-feiras de manhã, pela CNN Rádio, e no final da tarde, durante o programa Prime Time, pela CNN Brasil. Os episódios estão disponíveis em todas as outras plataformas do canal.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato