Uma das regiões mais fascinantes e ameaçadas do Brasil, o nordeste goiano é o destino do 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 10, uma co-produção com a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e no Tocantins. A região abriga a Chapada dos Veadeiros, lugar de tantas belezas, que este ano foi atingida por incêndios criminosos. “O nordeste goiano começa na Chapada dos Veadeiros, mas é uma região que esconde muitos outros lugares intocáveis, que o ‘Globo Repórter’ descobriu e vai mostrar essa semana pela primeira vez. Durante 25 dias, percorremos uma região do Brasil cheia de cachoeiras, piscinas naturais, paisagens únicas e com uma gente preocupada em preservar o cerrado”, adianta o repórter Fábio Castro.
O programa mostra o renascimento desse Patrimônio Natural da Humanidade depois dos últimos incêndios e conta histórias de quem se dedica a preservar este bioma tão ameaçado. “O cerrado é frágil na seca e o fogo provocado pelo homem este ano voltou a ameaçar a fauna e a flora da região. Vamos mostrar como a região enfrentou o fogo e o que os moradores fazem para recuperar áreas destruídas e proteger a vegetação. Fomos surpreendidos durante as gravações do programa com a chegada de equipes de brigadistas para conter o fogo e acompanhamos o trabalho deles”, revela Fábio Castro.
Entre as conclusões do repórter está a de que o homem é só um dos inúmeros moradores dessa região. Animais raros, como a onça preta, também marcam presença no programa que mostra ainda as ferramentas que os macacos usam para procurar por comida. Cachoeiras belíssimas, o intrigante Vale da Lua e as delícias preparadas com produtos típicos do cerrado também estão presentes no ‘Globo Repórter’ dessa semana. “O nordeste de Goiás tem poços de água que lembram o Caribe. Um Caribe de água doce bem no meio do Brasil”, resume o repórter.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 10, logo após a novela ‘Um Lugar ao Sol’.
Tags
Programação