Divulgação |
A TV Brasil apresenta neste domingo (3), às 23h30, o episódio de estreia de Teatros no Brasil, seriado documental que traça um roteiro cultural pelos palcos de Norte a Sul do país. Através de imagens e depoimentos, a produção resgata a trajetória, a arquitetura e os grandes espetáculos que passaram por esses lugares.
Criação da Imagem Filmes Produtora, a obra conta, em cinco episódios, a história de teatros que foram e ainda são marcos da cultura nacional. Os documentários tem direção do jornalista Emilio Hucs Gallo.
Para a primeira temporada, os teatros foram escolhidos de acordo com sua importância histórica ou turística para as capitais onde estão localizados. Outros fatores que nortearam a seleção das casas de espetáculo foram os eventos e as curiosidades que permeiam esses espaços.
Durante o programa, exibido semanalmente aos domingos, o público vai conhecer o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na cidade do Rio; o Teatro Castro Alves, em Salvador; o Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília; o Teatro Amazonas, em Manaus; e o Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Primeiro episódio visita o Teatro Amazonas
Intitulado "O Filho Ouro da Floresta", o episódio de estreia da produção vai até Manaus e revela toda imponência do Teatro Amazonas, que representa o sonho e a prosperidade da capital que já foi uma das mais rentáveis e importantes do país. No período do ciclo da borracha, Manaus ganhou fama internacional.
A ambição do homem sobre a floresta determinou um modo diferente de agir e pensar, fazendo com que a cidade simples e pacata se transformasse, pouco a pouco, na representatividade europeia em plena Amazônia. Durante esta edição, o seriado mostra os aspectos desse período que ainda estão vivos em Manaus e como o Teatro se comportou com as mudanças de tempo.
Aos 125 anos, o Teatro Amazonas é um dos mais importantes do Brasil e o principal cartão-postal da cidade. Localizado no Largo de São Sebastião, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade à altura dos grandes centros culturais.
Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o espaço ainda preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos. Na área externa, a famosa cúpula chama a atenção pela exuberância, composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira. A maior parte do material usado na construção do teatro foi importada da Europa.
Tags
Programação