Foto: Mariana Carvalho |
Nesta sexta-feira (16/7), o Metrópolis conversa com o cineasta Karim Ainouz para falar sobre seu novo filme, Marinheiro das Montanhas, exibido no Festival de Cannes. O dossiê #MudandoDeVoz aborda os desafios que novos músicos enfrentam ao entrar para o show business e substituir lendas da indústria musical. A edição também conta com a entrevista da compositora, autora, pianista e diretora Jocy Oliveira. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., vai ao ar a partir das 19h20, na TV Cultura .
Diretamente de Cannes, Karim Ainouz participa do Metrópolis e conversa com Cunha Jr. sobre seu novo longa-metragem, Marinheiro das Montanhas, que foi aplaudido por 15 minutos após sua exibição no Festival. O filme é um diário de viagem protagonizado pelo próprio diretor ao longo de sua jornada pela Argélia, país em que seu pai nasceu, onde discute paralelos entre a história de amor de seus pais, a independência argelina, memórias de sua infância e outros momentos marcantes na vida de sua família.
No dossiê #MudandoDeVoz, o programa discute os novos talentos musicais versus os artistas clássicos, tentando entender se novos performistas irão substituir os antigos e qual é o peso disso sobre esses indivíduos. Assim, Cunha Jr. conversa com André Frateschi, que compartilha os benefícios e anseios de assumir o lugar deixado por Renato Russo, já que, desde 2015, tem feito shows ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.
Para encerrar, Jocy de Oliveira está no telão do Metrópolis. Pioneira em música eletrônica no Brasil e primeira mulher a ter uma ópera encenada no Theatro Municipal vai relançar, aos 83 anos, seu primeiro disco A Música Século XX de Jocy (1959) e conta um pouco sobre essa experiência de refletir sobre o passado sob a ótica de 2021.
Tags
Programação