Créditos: Mariana Carvalho |
Nesta sexta-feira (9/7) o Estação Livre trata sobre um assunto que tem se mostrado presente na cabeça de muitos jovens brasileiros. Atualmente, o país registra o maior número de população jovem, porém, uma pesquisa do Atlas das Juventudes revela que grande parte desses jovens meditam sobre a ideia de deixar o Brasil. É a chamada fuga de cérebros, temática do programa inédito que vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
Apresentada por Cris Guterres, a edição recebe a empresária Sauanne Bispo e a educadora Eliane Leite para conversar sobre a falta de perspectiva de se encontrar trabalho e os caminhos de conquistar oportunidades de estudo no exterior.
Reportagens
A atração conta com uma reportagem sobre o estudo feito pelo Atlas das Juventudes que aponta uma grande vontade entre os jovens entre 15 e 29 anos em deixar o Brasil por falta de perspectivas profissionais. Em seguida, o programa demonstra como alguns colégios se articulam para diminuir a defasagem escolar entre brancos e negros e começam a se envolver intensamente na missão de aumentar o número de jovens negros e indígenas em suas instituições de ensino.
Nesta mesma linha, uma das reportagens foca na organização de ONGs, como o Instituto Sol, que viabiliza o acesso às bolsas de estudo para jovens de baixa renda em parceria com escolas particulares.
O Estação Livre também apresenta o programa Jovens Embaixadores, projeto da embaixada dos Estados Unidos para alunos do ensino médio público, através da experiência de Wesley Oliveira, que fez um intercâmbio nos Estados Unidos em 2003 e hoje é assessor cultural no Consulado estadunidense em São Paulo.
A edição ainda mostra outros programas que auxiliam a abrir portas para oportunidades de estudos no exterior e destaca a experiência de três jovens que passaram por intercâmbios. Por fim, a rapper MC Sofia deixa uma indicação de filme ao público.
Tags
Programação