Divulgação |
Domingo, dia 25 de julho, é o Dia da Mulher Negra e o Canal Brasil dedica sua programação ao tema. Dividida em três blocos, a grade do dia traz mulheres negras na direção, como protagonistas de longas-metragens e uma sessão especial com "Amor Maldito", obra de Adélia Sampaio, a primeira cineasta negra do país. Das 6h45 às 2h15, serão exibidos filmes que homenageiam o trabalho de tantas mulheres negras que trazem brilho para o cinema do país. Uma maratona da minissérie "Para Onde Vamos", que traz o movimento de mulheres negras no Brasil, também faz parte da programação, com início às 9h50.
Filmes dirigidos por mulheres negras
Outras (2017) (22’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 6h45
Direção: Ana Julia Travia
Sinopse: O filme acompanha as vivências de mulheres próximas às pessoas da equipe do filme para debater desigualdades de gênero e, principalmente, de raça que afetam o cotidiano de mulheres negras.
Tia Ciata (2017) (26’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 7h07
Direção: Mariana Campos e Raquel Beatriz
Sinopse: Um curta-metragem documental que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira.
Maria (2017) (17’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 7h33
Direção: Elen Linth
Sinopse: Nascida aos 16 anos, numa cidade ensanguentada por corpos de peito e pau.
Experimentando o Vermelho em Dilúvio (2016) (10’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 7h50
Direção: Musa Michelle Mattiuzzi
Sinopse: Uma caminhada-ritual para a estátua de Zumbi dos Palmares, no centro do Rio de Janeiro, em um diálogo com a pesquisa de Grada Kilomba sobre a política do discurso negro na economia das plantações.
Rã (2019) (16’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 7h58
Direção: Ana Flávia Cavalcanti
Sinopse: Val e suas duas filhas vivem em uma casa minúscula. Certa madrugada, mãe e filhas são subitamente acordadas com palmas e alguém chamando por Val no portão. Lá, Val ouve um estranho pedido.
Mãe Não Chora (2019) (20’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 8h14
Direção: Carol Rodrigues
Sinopse: Raquel trabalha na defensoria pública mas não consegue pedir pensão para o pai de seu próprio filho.
Quero Ir Para Los Angeles (2020) (19’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 8h35
Direção: Juh Balhego
Sinopse: Raquel trabalha na defensoria pública mas não consegue pedir pensão para o pai de seu próprio filho.
Minha Avó Era Palhaço (2020) (52’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 8h54
Direção: Mariana Gabriel e Ana Minehira
Sinopse: Documentário conta a história de Xamego, primeira palhaça negra do Brasil.
Maratona: Para Onde Vamos (2021) (3x25’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 9h50
Direção: Claudia Alves
Sinopse: Minissérie que apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil através da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país. Com entrevistas e imagens dos bastidores da atuação de mulheres negras, PARA ONDE VAMOS apresenta uma narrativa de ação, potência e perspectiva positiva que desconstrói e subverte os espaços marcados por exclusão e violência. Áurea Carolina (Minas Gerais), Elaine Ferreira do Nascimento (Piauí), Paula Beatriz de Souza Cruz (São Paulo), Anielle Franco (Rio de Janeiro) e Vilma Reis (Bahia) são as personagens que, de dentro da política institucional ou na sociedade civil, atuam em seus territórios e são representantes da maior força de progresso e renovação hoje no Brasil.
Até O Fim (2020) (52’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 11h
Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa
Sinopse: Geralda recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer instante. Assim, ela acaba reencontrando suas três irmãs, que não via há 15 anos, em um momento de desabafos e reconhecimentos.
Filmes estrelados por mulheres negras
Baronesa (2017) (73’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 12h50
Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa
Sinopse: O dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de Belo Horizonte. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como consequência.
Praça Paris (2017) (110’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 14h05
Direção: Lúcia Murat
Sinopse: Camila é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória, ascensorista da universidade. Ao longo das sessões, Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas, é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como alguém essencial em sua vida.
Filhas do Vento (2004) (85’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 15h55
Direção: Joel Zito Araújo
Sinopse: Cida e Ju são irmãs e foram criadas pelo severo pai, Zé das Bicicletas. Cida foge de casa para ser atriz e Ju fica na cidade, casa-se e cuida do pai. As duas se reencontram 45 anos depois, no enterro dele, mas o tempo não diminui o rancor do passado.
Todos os Mortos (2020) (120’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 17h20
Direção: Marco Dutra e Caetano Gotardo
Sinopse: 1899. As irmãs Soares, da aristocracia paulista, entram em ruínas com a abolição da escravidão. Ao mesmo tempo, a família Nascimento vive numa sociedade sem lugar para negros libertos.
Alcione - O Samba É Primo do Jazz (2020) (70’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 19h20
Direção: Angela Zoé
Sinopse: Conheça a trajetória da cantora Alcione, a Marrom, a partir de suas referências artísticas e suingue inconfundível, o início no mundo da música e o vínculo com família e amigos.
O Nó do Diabo (2020) (70’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 20h30
Direção: Jhésus Tribuzi, Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé
Sinopse: Há dois séculos, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente. Acompanhe cinco contos de horror que ilustram essa narrativa.
As Boas Maneiras (2017) (135’)
Horário: domingo, dia 25/07, às 22h40
Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Sinopse: Ana, uma mulher rica e misteriosa, contrata a enfermeira Clara para ser a babá de seu filho que ainda não nasceu. Quando a lua cheia traz o nascimento de um lobisomem, Clara assume a missão de cuidar do bebê e protegê-lo de outras pessoas.
Alfazema (2019) (24’)
Horário: domingo, dia 25/07, à 0h55
Direção: Sabrina Fidalgo
Sinopse: É Carnaval e Flaviana vive o dilema de como se livrar de um amante que se recusa a sair do chuveiro.
Sessão Especial
Amor Maldito (1984) (76’)
Horário: domingo, dia 25/07, à 1h20
Direção: Adélia Sampaio
Sinopse: Fernanda e Sueli vivem um tórrido romance. A relação passa por crises e Sueli acaba caindo nos braços de um mulherengo. Grávida e sem apoio, ela se suicida, mas as suspeitas da morte recaem sobre Fernanda.
Tags
Programação