Aline Chagas/Divulgação |
Para esta quinta-feira (10/06), às 22h, o Arquivo A, da TV Aparecida preparou uma linda homenagem ao Padre Zezinho, um dos maiores nomes da música cristã. Compositor, cantor e escritor, o religioso, que completou 80 anos de vida no dia 08 de junho, é um dos padres mais conhecidos do Brasil por evangelizar gerações com suas canções e livros. Já são mais de três mil músicas gravadas e outras milhares escritas por ele, que é conhecido como o "catequista do povo brasileiro".
A produção, com reportagem de José Eymard e direção de Eduardo Miranda, vai contar toda a trajetória de vida do Padre Zezinho, sua entrada no seminário dos padres do Sagrado Coração de Jesus, a perseguição sofrida no tempo da ditadura militar, a inspiração para as composições musicais e os livros, além de exibir várias homenagens de confrades e fãs.
São 80 anos de vida, mais de 50 anos de sacerdócio e muitas histórias, repletas de bênçãos e curiosidades deste religioso.
Sobre o homenageado:
José Fernandes de Oliveira, o Padre Zezinho, nasceu no dia 8 de junho de 1941. Do pai violeiro, ele herdou o amor pela música. Zezinho é o mais jovem de seis irmãos. Aos dois anos, sua família mudou-se da cidade de Machado (MG) para Taubaté (SP), após o pai ter sofrido um acidente. Aos 11 anos, José Fernandes ingressou no seminário dos padres da Congregação Dehoniana (Sagrado Coração de Jesus) e foi ordenado aos 25 anos, nos Estados Unidos. Como meios de evangelização, ele adotou o teatro, a música e os meios de comunicação.
Padre Zezinho começou a compor em 1964 e iniciou sua carreira de cantor em 1967. "Canção da Amizade" (Shalom) foi a sua primeira gravação. Ele foi um dos pioneiros no uso de instrumentos modernos como a guitarra elétrica e a bateria na música religiosa.
Em 2010, padre Zezinho recebeu indicação ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Cristã em português". Ele já ganhou discos de platina, ouro e diamante, além de demais prêmios e homenagens.
Ícone da música cristã, o padre é um dos pioneiros nesse gênero musical. Algumas de suas canções mais famosas são: “Um Certo Galileu”, “Maria de Nazaré”, “Amar Como Jesus Amou”, “Oração pela Família” e “Ilumina, Ilumina”.
Arquivo A, quinta-feira, às 22h
Tags
Programação