Divulgação Mariana Vianna |
Na quarta-feira (16/6), a edição inédita de Inventores do Brasil apresenta a história de Juscelino Kubitschek, o inventor do Brasil moderno. Conduzida por Fernando Henrique Cardoso, a atração vai ao ar a partir das 23h, na TV Cultura.
O programa demonstra a trilha de JK, do conhecido plano de metas até o fim de sua participação na política. Quando elegeu-se com a ideia de 50 anos em cinco, sua vitalidade encontrou-se com o talento de três grandes brasileiros: Niemeyer, Israel Pinheiro e Rodrigo Melo Franco de Andrade, e desse encontro iniciou-se o desenho que elevou os patamares do país.
A atração traz passagens importantes sobre a personalidade emblemática da política brasileira, iniciando com seu ingresso na carreira em 1940, até os obstáculos mais intensos do fim de seu mandato. O ex-presidente e apresentador do programa, FHC, explica que os êxitos de JK no comando do país vieram de peculiaridades demonstradas desde seu início e ainda que tenha atravessado momentos críticos, como outras personalidades, com a cassação de seu mandato, o político sempre buscou por inovação.
Juscelino Kubitschek pensava em estradas, energia e indústria, e mesmo que atingido por crises, não deixou de ser um dos destaques para a democracia. "(...) diferenciava-se de todos os presidentes que o antecederam e de quase todos os que lhe sucederam, pois ele era um tocador de obras (...) ele gostava de sujar os pés na lama e estar em todos os lugares", destaca FHC.
Tags
Programação