Reprodução |
Neste domingo (18/4), em homenagem ao Dia do Índio, o Repórter Eco apresenta uma edição especial sobre os povos indígenas no Brasil. Com apresentação de Márcia Bongiovanni, o programa fala sobre o documentário A Última Floresta; mostra o trabalho das mulheres indígenas no cultivo da pimenta Baniwa e relata a ação movida contra um grupo varejista por desmatamentos e violações dos direitos humanos na Amazônia. Vai ao ar, excepcionalmente, às 18h30.
O famosos xamã e líder indígena Davi Kopenawa é o protagonista e um dos autores do roteiro do filme A Última Floresta. O documentário, dirigido pelo cineasta Luiz Bolognese e exibido no Festival de Berlim, será lançado no Brasil neste domingo, no encerramento do Festival É Tudo Verdade. O filme mostra a resistência do povo Yanomami, que vive na Amazônia, e há décadas é ameaçado pelas invasões de garimpeiros.
As mulheres indígenas da etnia Baniwa produzem nas roças da Terra Alta Rio Negro, no Amazonas, cerca de 78 variedades de pimenta. A reportagem apresenta como o produto conquistou o mercado nacional e internacional por meio da Origens Brasil, rede que conecta empresas e povos da floresta.
E, por fim, a edição especial conta como uma rede internacional de supermercado é levada à justiça por desmatamentos e violações dos direitos humanos na Amazônia, com base em uma lei em vigor na França. A ação contra o grupo varejista Casino é movida por indígenas brasileiros e colombianos, além de ambientalistas franceses e americanos. No Brasil, o processo é conduzido por um indígena de 33 anos com pós-doutorado e atuação no exterior.
Tags
Programação