'Globo Repórter' desta sexta conta histórias inspiradoras de resiliência

Divulgação Globo

Na física, o termo ''resiliência'' explica a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original. Em se tratando de comportamento humano, está ligada à habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades. Enfrentar os obstáculos e retornar ainda mais forte. Em tempos de pandemia, isso é mais necessário do que nunca. O 'Globo Repórter' dessa sexta-feira, dia 26, conta histórias inspiradoras de resiliência, de pessoas que venceram situações difíceis e deram a volta por cima.

Pessoas como o Gustavo Cabral, 39 anos, coordenador de uma das pesquisas para desenvolver a vacina brasileira contra a Covid-19. Ele nasceu em Creguenhem, na Bahia, numa família muito humilde, e aos sete anos começou a ajudar o pai na roça. Aos 15, trabalhando em um açougue, ele começou a observar os seus clientes e só então se deu conta de que precisaria estudar para melhorar de vida. Gustavo encarou todas as dificuldades para tornar o sonho realidade. Fez faculdade em Senhor do Bonfim, mestrado em Salvador, doutorado em São Paulo, estágio em Portugal, até ser PHD na Inglaterra, já como pesquisador.

Mãe e filha, Edna e Maria Gabrielly, enfrentaram momentos complicados depois que a mãe decidiu deixar a vida em Curitiba para trás para recomeçar, aos 51 anos, em Pernambuco. Um ano depois, quando as economias da família estavam chegando ao fim e já não tinham mais com pagar o aluguel, elas decidiram construir sua casa própria com garrafas que haviam sido jogadas no lixo. Janelas, portas e madeiras foram de doação ou recicladas e todos os móveis são de segunda mão. “Você se reinventa através da dificuldade”, conclui Edna.

O 'Globo Repórter' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 26, depois do ‘Big Brother Brasil’.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato