Divulgação |
Nesta terça-feira (02/03), às 21h30, o Aparecida Debate traz um tema social de extrema importância: “Idosos e Família”. O assunto discorre sobre os direitos de proteção de pessoas da chamada melhor idade, principalmente em meio a atual pandemia da Covid-19.
O programa da TV Aparecida vai mostrar que todos têm direito a um envelhecimento ativo e saudável e que às pessoas mais vulneráveis deve ser garantido o bem-estar físico, mental e social.
A ONU, Organização das Nações Unidas, defende como princípios da pessoa idosa a independência, participação, assistência e dignidade. E a Constituição Federal brasileira rege ser dever da família garantir os direitos fundamentais e sociais da pessoa idosa.
A produção traz para a discussão várias dúvidas para serem analisadas. Entre elas, como ficou essa relação do idoso com a família no atual cenário de pandemia. E ainda: o idoso tem sido respeitado em seus direitos fundamentais? Como a família pode ajudar a diminuir os impactos emocionais neste período de distanciamento social e o que significa ter um envelhecimento ativo e saudável.
Para responder essas e outras questões, o programa terá a participação de duas convidadas, via internet, para interagir no estúdio da emissora com o jornalista, Eduardo Miranda. Uma delas é a advogada e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo, Irma Pereira Maceira. Ela faz parte das Comissões dos Direitos do Idoso e Direito de Família da OAB e também é mestre e doutora pela PUC São Paulo, professora universitária e coordenadora da Esa (Escola Superior de Advocacia).
Participa também a neuropsicóloga, Rejane Soares Ferreira, mestre em psicologia, professora e sócia fundadora do grupo “Viver Melhor”. Ela atua há 15 anos com o público sênior.
Aparecida Debate, terça-feira, às 21h30
Tags
Programação