Divulgação |
Veículos que marcaram época na história mundial são apresentados na série Lendas do Automobilismo, produção documental em sete episódios de 30 minutos que a TV Brasil estreia neste domingo (3), às 10h30. O programa traça um perfil sobre carros que se diferenciam pela sua sofisticação.
O conteúdo produzido pela emissora pública alemã Deutsche Welle revela aspectos marcantes desses automóveis incríveis. A primeira edição apresenta as características do Mercedes 300 SL, modelo lançado em 1954 com engenharia arrojada que valoriza a potência.
O seriado aborda carros que são ícones do período em que foram construídos. A produção alemã mostra a importância de automóveis como o Mercedes 300 SL, tecnicamente excelente; o Jeep, referência de todos os SUVs atuais; e o Citroën DS que combina design harmonioso e engenharia inovadora.
Esses modelos exercem influência no design contemporâneo porque se destacam dos carros comuns da indústria automobilística. Alguns são admirados e até adorados por engenheiros, fãs de carros antigos, designers e observadores neutros como veículos que têm status lendário.
Mercedes 300 SL ganha destaque na estreia
O primeiro episódio da série documental Lendas do Automobilismo neste domingo (3), às 10h30, na TV Brasil, mostra como o Mercedes 300 SL estava muito à frente de seu tempo em termos de tecnologia e design. Foi considerado o carro mais rápido do mundo na época de seu lançamento.
Produzido entre 1954 e 1963, esse veículo esportivo de dois lugares foi um dos primeiros supercarros feitos na história. Sofisticado para aquele momento, o automóvel foi concebido inicialmente com carroceria cupê e depois também em modelo conversível.
Com suas marcantes portas asa de gaivota, o Mercedes 300 SL é lembrado por ser o primeiro carro esportivo a ter um motor a gasolina com injeção direta de combustível. Como foram produzidas poucas unidades, cerca de três mil, eles hoje valem mais de um milhão de euros cada.
Tags
Programação