Divulgação |
A rica vida cultural e a marcante arquitetura de Buenos Aires são apresentadas pela TV Brasil no quinto programa inédito da série As Fascinantes Cidades do Mundo, produção documental que percorre a capital argentina nesta quarta (13), às 20h30.
O seriado visita espaços conhecidos como a Praça de Maio, a Casa Rosada e a região de Porto Madero. Esse episódio sobre a cidade identificada com o tango, mas que também tem forte influência da cultura europeia ainda pode ser acompanhado pelo público no aplicativo TV Brasil Play.
Fortemente influenciada pelo Velho Continente, mas com seu charme latino, Buenos Aires já foi chamada de "Paris do Sul". Considerada uma das cidades mais sofisticadas da América Latina, a capital argentina é conhecida por sua vida noturna, atividades culturais e arquitetura em estilo europeu.
Inúmeros bares e cafés ocupam as ruas movimentadas e os salões que têm performances de tango. Buenos Aires é uma metrópole de movimento, paixão e emoção. A identidade inconfundível foi concebida pela combinação única de imigrantes com o povo nativo, uma fusão de culturas que deu origem à orgulhosa e dinâmica região cosmopolita que é atualmente.
Um dos aspectos culturais típicos que mais se destaca na capital é sua música e dança. Nenhum visitante deveria deixar Buenos Aires sem assistir a um show de tango. A dança nacional é talvez a melhor e a mais difundida expressão do espírito argentino com sua coreografia incomparável.
Praticado em salões de baile e parques, o tango é uma dança de com ritmo sedutor que combina a elegância dos movimentos a uma paixão exuberante. Associado ao país, o tango mexe com o coração dos seus habitantes.
Cidade portuária instigante, a área de Buenos Aires se estende de sul a norte ao longo do Rio da Plata. Desde sua fundação, a capital serve como entrada para o país. Os portenhos, como são conhecidos os argentinos da multinacional metrópole, possuem uma referência cultural variada.
Com os sobrenomes italiano e alemão superando em número até os espanhóis, os portenhos valorizam muito sua herança europeia. O estilo de vida e a arquitetura de Buenos Aires são marcadamente mais europeus do que em qualquer outra cidade sul-americana.
Praça de Maio, Casa Rosada e Porto Madero
Lembrada como um destino turístico bastante procurado, a cidade de Buenos Aires é uma das maiores do mundo. Com qualidade de vida invejável, também concentra quantidade incrível de teatros. A capital argentina é a terra natal de personalidades como o atual Papa Francisco que foi arcebispo da cidade.
Desde a fundação de Buenos Aires, a Praça de Maio tem sido o coração da cidade e o palco de alguns dos eventos históricos mais relevantes do país. Ao redor da praça, que é centro da vida política argentina, estão erguidos importantes com a prefeitura, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana.
Sede oficial do poder executivo do governo federal, a Casa Rosada foi construída no início de 1857. Exatamente a partir de um século depois, em 1957, passou abrigar também o Museu Histórico e sua coleção de memorabilia presidencial, incluindo faixas, bastões, livros, móveis e outros itens.
Porto Madero representa a última tendência arquitetônica de Buenos Aires. Outrora o porto da metrópole, onde cargas de todo o mundo eram trazidas de navio e armazenadas em armazéns, as docas e edifícios da área foram restaurados na década de 1990 com a ideia de reintegrar o porto à capital, estendendo assim o centro da cidade.
Bairro animado e próspero, Porto Madero passou por uma verdadeira transformação. A arquitetura tradicional de seus armazéns deu lugar a lofts, apartamentos residenciais, escritórios comerciais modernos e luxuosos, restaurantes sofisticados, bares, clubes e cinemas.
Tags
Programação